Maria Hermínia Tavares

Professora titular aposentada de ciência política da USP e pesquisadora do Cebrap.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Maria Hermínia Tavares
Descrição de chapéu Todas

Bolsonaro expôs em vídeo a força dos ressentidos

Imagens revelam mais do que a tentativa de abolição do Estado de Direito

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O vídeo recém-divulgado da reunião de Bolsonaro com seus ministros, em 22 de julho de 2022, revela mais do que a escancarada intenção de evitar a derrota eleitoral a qualquer custo, aí incluída a abolição do Estado de Direito.

Ele desnuda também o sentimento mais entranhado do então presidente —o que lhe permite mobilizar uma parcela dos seus seguidores fiéis. O nome dessa marca de Caim é ressentimento.
Enquanto o encontro não começava para valer, o ex-capitão, com a sua costumeira fala trôpega, ia batendo na tecla da imaginária fraude eleitoral que seus adversários estariam preparando.

Eis que, aos 9 minutos e 56 segundos da gravação, explode em autodesprezo e amargura pela maneira como foi tratado durante sua longa experiência de deputado federal. "Baixo clero" e "gozado" são os únicos epítetos a que recorre para descrever-se e que podem ser aqui reproduzidos sem ferir as recomendações do Manual da Redação desta Folha e a sensibilidade dos leitores. O resto é um amontoado de rancorosos palavrões.

Frame de vídeos apreendidos pela Polícia Federal  no computador do tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro  (PL), mostram uma reunião em que o ex-presidente convoca seus ministros a fazerem "alguma coisa" antes das eleições  presidenciais de 2022 para impedir a vitória de Lula
Bolsonaro em imagem de um dos vídeos apreendidos pela Polícia Federal no computador do tenente-coronel Mauro Cid - Reprodução/Polícia Federal

Em romanceada biografia do líder fascista Benito Mussolini publicada na Itália em 2018 e dois anos depois no Brasil, sob o título "M, o Filho do Século", o escritor Antonio Scurati observa que o Duce foi o primeiro a perceber que podia fazer do rancor dos humilhados uma arma política.

Por sinal, a vasta literatura sobre populismo de direita destaca a importância da mobilização de ressentimentos na costura de laços afetivos entre líderes e seguidores. Colocar-se do lado dos que se sentem injustiçados e humilhados é recurso central do apelo antielites do chefe populista.

Tais estudos, seja no contexto europeu, seja no norte-americano, associam esses sentimentos à experiência concreta de grupos sociais que a globalização fez perder renda, emprego e posição social. No que configura um exemplo irretocável de falsa consciência, os prejudicados atribuem a sua desdita ora aos imigrantes, ora às mulheres emancipadas, ora às elites intelectuais cosmopolitas —ora, nos Estados Unidos, aos negros.

Aqui os grupos mais sensíveis à retórica da vitimização não figuram entre os perdedores de renda ou de posição social. Talvez seu ressentimento se nutra da aspiração insatisfeita a um reconhecimento que imaginam lhes ser devido pelas elites educadas, pelos atores políticos, no meio universitário, no mundo da cultura e no território das religiões.

De toda forma, a aptidão intuitiva de Bolsonaro para, ao falar apenas e sempre de si, vocalizar o sentimento de muitos, é o que faz dele um político cuja força não pode ser subestimada.

Como parte da iniciativa Todas, a Folha presenteia mulheres com dois meses de assinatura digital grátis.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.