Maria Paula

Maria Paula Fidalgo é psicóloga, mestre em processos de desenvolvimento humano e saúde pela Universidade de Brasília, Embaixadora da Paz, atriz e escritora.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Maria Paula

Visionários

Eles precisam ganhar visibilidade e ser ouvidos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Alguns personagens históricos tiveram a capacidade de pautar suas ações por visões de mundo mais amplas que a de seus contemporâneos.

Gandhi, por exemplo, estabeleceu parâmetros extremamente avançados na luta pela independência da Índia e, como resultado, o movimento de não violência ativa (ahimsa) liderado por ele foi vitorioso em seu objetivo de tirar o país da condição de colônia britânica.

Uma das características mais marcantes da personalidade de Gandhi foi sua clareza de raciocínio.

Enquanto a Inglaterra usava como instrumento de dominação a comercialização de tecidos, ele propunha o retorno ao hábito de fiar suas próprias vestimentas e sua "moda" acaba atingindo em cheio o alvo.

Estátua de Mahatma Gandhi durante um eclipse solar, em Chennai, na Índia - P. Ravikumar/Reuters

Além de permitir ao povo indiano acesso à produção de suas roupas, ainda fez com que aquela forma rústica de se vestir ganhasse proporções simbólicas, com repercussão na vida prática e subjetiva de seu povo.

Para que esse tipo de lucidez possa acontecer é fundamental que o fluxo de pensamentos esteja a salvo da confusão provocada pelos ruídos dos comportamentos pautados pela violência. Uma mente revolta torna-se incapaz de se manifestar e até de observar os fatos com clareza.

A imagem de um mar batido é perfeita para elucidar esse conceito: ao abrirmos os olhos debaixo da água num dia de mar bravio, mal conseguimos ver a um palmo de distância, enquanto num mar calmo é possível apreciar a beleza de peixinhos coloridos nadando em distâncias consideráveis ou atentar para presença de um tubarão que se aproxima a tempo de evitar o ataque.

Da mesma forma, uma mente tranquila proporciona clareza de visão, enquanto uma mente tumultuada nos deixa cegos, incapazes de fazer uso de nossa inteligência estratégica.

Sem dúvida, no Brasil hoje, podemos eleger mentes assim para guiar nosso destino. Os visionários existem, precisamos apenas diminuir os ruídos para que eles ganhem visibilidade e possam ser ouvidos.

Maria Paula

Atriz, psicanalista com mestrado em desenvolvimento humano e saúde (UnB) e embaixadora da paz

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.