Maria Inês Dolci

Advogada especializada na área da defesa do consumidor.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Maria Inês Dolci
Descrição de chapéu Folhajus juros

Vamos torcer que a penhora do imóvel familiar não vire lei

Permitir que um imóvel seja garantia de mais de uma operação financeira é abrir espaço para o superendividamento

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Geralmente, criticamos a lentidão dos processos legislativos, porque leis importantes deixam de ser aprovadas. No caso do Projeto de Lei 4188/21, do Poder Executivo, que institui o marco legal para uso de garantias destinadas à obtenção de crédito, bendita lentidão. Se o PL for aprovado integralmente, um mesmo imóvel poderá garantir diferentes financiamentos. E o imóvel da família poderá ser penhorado, caso garanta a hipoteca.

As ‘bondades’ embutidas no projeto do Executivo seriam facilitar o crédito e reduzir os juros de financiamento. Normalmente, alega-se que projetos assim sejam fundamentais para melhorar a vida do consumidor. Mas não melhoram necessariamente.

A crise das hipotecas nos Estados Unidos, em 2008, decorreu do fato de o cidadão fazer empréstimos para comprar imóveis. E de julgar que várias dívidas, de vários financiamentos, seriam cobertas pelo valor dos imóveis. Isso gerou uma crise que, a partir dos EUA, afetou todo o mundo.

Imóveis em Balneário Camboriú
Imóveis em Balneário Camboriú - Flávio Tin/Folhapress

O crédito, portanto, é uma questão muito séria. Permitir que um imóvel seja garantia de mais de uma operação financeira é abrir espaço para o superendividamento. Afinal, empréstimo não é renda, e sim um compromisso assumido que deve ser respeitado.

Em um país que alterna graves crises econômicas, com ainda elevado índice de desemprego e redução do salário médio, esse risco é sempre muito grande. Ainda mais que a maioria das vagas de trabalho abertas nos últimos anos são informais. Ou seja, sem direitos trabalhistas.

Quanto à impenhorabilidade do imóvel familiar, é uma questão de sobrevivência. Muitas pessoas não avaliam os riscos do endividamento. São pródigas, e poderiam perder o único bem do núcleo familiar. Esse prejuízo não seria somente do adulto responsável pelo negócio, mas de todos os componentes da família, inclusive crianças, que ficariam sem teto.

É óbvio que temos de melhorar o mercado de crédito. Baixar os juros, então, é urgentíssimo. Mas fica difícil enxergar juros mais baixos no horizonte, enquanto os pacotes pré-eleitorais (eleitoreiros) aumentam os gastos e impactam a inflação, que continua nos dois dígitos anuais.

O instrumento mais recorrente de combate à inflação é o aumento da taxa Selic (básica de juros da economia), o que encarece o custo do crédito. E não se resolverá isso penhorando o único bem de uma família. Essa medida se assemelha à extensão do empréstimo consignado aos beneficiários do Auxílio Brasil, que poderão comprometer até 40% de sua renda com este crédito.

O PL do presidente da República foi aprovado recentemente na Câmara dos Deputados, mas ainda não tramita no Senado. É melhor que nem seja votado.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.