Maria Inês Dolci

Advogada especializada na área da defesa do consumidor.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Maria Inês Dolci
Descrição de chapéu Folhajus Eleições 2022

Milhões de brasileiros esperam pela prometida renegociação das dívidas

Ação poderá marcar o retorno de grande contingente de pessoas ao mercado de consumo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Concluída a votação do segundo turno das eleições presidenciais, milhões de brasileiros e de brasileiras, com os mais diversos níveis de endividamento, esperam a renegociação prometida pelo então candidato Luiz Inácio Lula da Silva, que tomará posse em janeiro de 2023.

Como 80% das famílias têm dívidas, essa providência poderá marcar o retorno de grande contingente de pessoas ao mercado de consumo.

Mas, atenção, não se endivide por conta deste provável futuro alívio financeiro. No caso dos inadimplentes, há que resistir à tentação de comprar na Black Friday e de exagerar nos presentes de Natal.

Ilustração de uso geral economia mercado dívidas dinheiro valor moeda inflação população economia
Ilustração Catarina Pignato

Mesmo que essa promessa se concretize, e que as condições sejam boas (com descontos, redução de juros e multas, e prazo maior), ainda assim haverá débito a ser quitado.

Quem ainda tiver emprego formal, e, portanto, 13⁰ salário a receber, deverá priorizar pagamento ou abatimento das dívidas. Além disso, não vejo em horizonte próximo grande redução das taxas de juros vigentes no país.

Da mesma forma, o aumento da renda das famílias, se ocorrer, não será imediato. Então, temos de aguardar as medidas econômicas do novo governo, e suas consequências práticas, antes de voltar às compras com mais intensidade.

Não há milagres em economia. Por exemplo, os governadores eleitos e reeleitos certamente tentarão compensações para a redução do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) de energia, combustíveis, gás natural, telecomunicações e transporte coletivo. Talvez alguns até recorram a aumentos de impostos.

É melhor esperar o novo cenário político antes de assumir compromissos financeiros.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.