Maria Inês Dolci

Advogada especializada na área da defesa do consumidor.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Maria Inês Dolci
Descrição de chapéu Folhajus

Alimentos de mentirinha saíram das brincadeiras infantis para o dia a dia

Para escapar de tantas pegadinhas, é preciso ler atentamente os rótulos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Antigamente, alimentos de mentirinha eram aqueles que nós, então crianças, fingíamos cozinhar em panelinhas e fogões de plástico.

Hoje, são bebidas lácteas fermentadas; misturas lácteas condensadas de leite, soro de leite e amido; alimento à base de glucose de milho; queijo com soro de leite; composto lácteo com fibras. Não é proibido fabricá-los, obviamente, mas deveriam trazer nos rótulos indicações mais evidentes de que "parecem, mas não são".

0
Bebidas lácteas - Cristiane Gercina/Folhapress


São menos nutritivos e mais baratos que iogurtes, mel de abelhas, queijo, leite em pó. Há também requeijões que, bem, não são requeijões tradicionais, e sim uma mistura com queijos, gordura vegetal e amido. E os minichocolates em barra, cada vez com menos gramas. Antes, uma barra costumava ter 200 gramas, hoje, elas têm em média 90 gramas ou menos.

Barra de chocolate de 90 gramas
Barra de chocolate de 90 gramas - Reprodução

Para quem pretende levar uma vida mais saudável, por meio de exercícios físicos e alimentação, há outras armadilhas: pães integrais com altos teores de sódio e mais farinha branca do que não refinada. Barras de cereais com excesso de sódio e açúcar. Produtos dietéticos que substituem o açúcar por gorduras e sódio. Refrigerantes diet com substâncias químicas, como corantes, conservantes e adoçantes.

Recentemente, a OMS (Organização Mundial da Saúde) desaconselhou o uso de adoçantes sem açúcar para perda de peso, porque aumentariam os riscos para doenças não transmissíveis –câncer, diabetes e cardiovasculares.

São indicados, portanto, somente para pessoas que não possam consumir açúcar devido a doenças como diabetes, mas sempre sob orientação médica.

Cumbuca com açucar; estudo indica que alguns dos adoçantes mais usados no mundo podem ter efeito semelhante ao do açucar no metabolismo e afetar micro-organismos intestinais
Pote com açúcar - Wirestock/Freepik

Como escapar de tantas pegadinhas na alimentação? Não adianta, temos de ler atentamente os rótulos. Requeijões de verdade costumam alardear isso, incluindo no rótulo a palavra "tradicional". Alimentos com informações como à "base de", "bebidas lácteas", "misturas", "compostos" já indicam, no nome, que são bem diferentes dos originais.

No rótulo do pão dito integral, veja do que é feito. Deve ter mais farinhas integrais do que refinadas. E baixo teor de sódio, por favor. O ideal para reduzir o consumo de glicose é beber líquidos sem açúcar. Caso não consiga, use pouco, bem pouco açúcar.

Produtos processados devem ser evitados: conservas em salmoura, compotas de frutas, pães de farinha de trigo. De ultraprocessados, fuja: biscoitos, sorvetes, salgadinhos, achocolatados, refrigerantes, caldos e sopas industrializados etc.

A regra de ouro para uma alimentação saudável, segundo o "Guia Alimentar para a População Brasileira", do Ministério da Saúde, é ter uma dieta com alimentos in natura (sem processamento) e minimamente processados (verduras, legumes, frutas, arroz, milho na espiga, feijão, sucos de frutas sem açúcar, leite, iogurte, ovos, carnes, pescados, macarrão, chá, café e água).

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.