Mariliz Pereira Jorge

Jornalista e roteirista de TV.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mariliz Pereira Jorge
Descrição de chapéu Todas

Quem agride não pode criar filho

Incrível precisar de legislação para que seja assegurado um direito básico

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O presidente Lula sancionou lei que proíbe guarda compartilhada quando há risco de violência doméstica. É incrível precisar de legislação para que seja assegurado o direito de um ex-cônjuge não ser obrigado a conviver com um agressor e que crianças não serão criadas por gente incapaz de educar alguém.

Há quase dez anos, era o regime mais comum desde que nenhum dos lados abrisse mão desse tipo de divisão, mas não havia avaliação de possíveis incompatibilidades. Tem algo mais incompatível do que a perpetuação de abusos físicos e psicológicos por meio de uma convivência forçada? Filhos são para sempre, a violência não pode ser.

"Esse casal tem que trocar informações, falar sobre a dinâmica das crianças, ter um mínimo de harmonia", diz Silvia Chakian, promotora do Ministério Público de São Paulo. "Quando há de um lado um agressor, o convívio agrava as tensões, a entrega e retirada dos filhos vira um estopim para coação, pressão, chantagem emocional, xingamento e agressão."

A lei protege uma das partes do ex-casal, mas também os filhos, visto que caberá à justiça determinar em que condições as visitas serão feitas, com a intermediação de terceiros. "Quem agride não reúne condições emocionais mínimas para cuidar de quem quer que seja. Não tem critério, não tem bom senso, não tem nível de tolerância, paciência, capacidade de reflexão e de argumentação para uma convivência, que envolve os cuidados de alguém em formação", avalia o psiquiatra Ricardo Krause, especialista em crianças e adolescentes em situação de risco para violência extrema, abuso e catástrofes.

Pela nova lei, não há necessidade de apresentação de denúncia de violência ou de medidas restritivas, mas de "prova ou de indício pertinentes", como uma troca de mensagem no WhatsApp, por exemplo. Só não basta a alteração legislativa, é preciso capacitação de profissionais para entender e aplicar essas mudanças.

Como parte da iniciativa Todas, a Folha presenteia mulheres com dois meses de assinatura digital grátis

Tathiane Silva, que foi explorada sexualmente pelo pai durante anos quando era menor de idade - Mathilde Missioneiro/Folhapress

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.