Mathias Alencastro

Pesquisador do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento, ensina relações internacionais na UFABC

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mathias Alencastro

Em campanha de vacina, gestores da União Europeia se atrapalham como Pazuello

Espécie de federalismo truncado do bloco dificulta combate às crises econômicas e sanitárias

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A confusão em torno das recomendações sobre a vacina de Oxford/AstraZeneca obriga a União Europeia a repensar a sua campanha de vacinação. Dificilmente a meta oficial de 70% de cidadãos europeus imunizados até setembro de 2021 será cumprida. Enquanto isso, Boris Johnson e Joseph Biden prometem um verão libertador aos seus cidadãos.

Todos estão tentando entender como os gestores da UE, que nadam em diplomas e dinheiro, estão tendo um desempenho comparável ao do mais inepto ministro da história republicana brasileira, General Pazuello.

Frascos com doses de vacinas contra a Covid-19 diante da bandeira da União Europeia - Dado Ruvic - 19.mar.21/Reuters

Alguns erros parecem evidentes. Bruxelas, sovina e ingênua, levou um baile de Londres e Washington na corrida pelos acordos com a indústria farmacêutica. Movido pelo nacionalismo primário, Paris insistiu até o limite no fracassado projeto de “vacina francesa”. Para os suspeitos de costume, o vexame é só mais uma prova que as contradições do projeto europeu, uma espécie de federalismo truncado, dificultam o combate às crises econômicas e sanitárias. No fundo, eles querem proclamar, pela enésima vez, “o começo do fim da União Europeia”.

A realidade é mais complicada. A UE pode ser uma instituição opaca e ineficiente, mas ela oferece recursos simplesmente inalcançáveis à maioria dos países-membros. Do bloco de 27 nações, só meia dúzia teria condições de enfrentar a pandemia em total autonomia. Portugal, Grécia e afins estariam entregando rodovias e portos para chineses e indianos em troca de máscaras e vacinas.

Talvez o problema não esteja apenas na UE, sempre um alvo fácil, mas também na capacidade dos Estados em organizarem as suas respectivas sociedades. Desde a crise financeira de 2008, muitas potências-médias europeias, com exceção à Polônia e Hungria, que regrediram para regimes autoritários, são administradas por governos notavelmente frágeis. A Espanha vive sob a ameaça permanente de novas eleições, e a Bélgica passou dois anos sem maioria no Parlamento. A França, que não reelege um presidente desde Jacques Chirac, tem uma líder fascista praticamente qualificada para o segundo turno das próximas presidenciais.

Para compensar a falta de legitimidade, os políticos apelam para o velho gerencialismo. Emmanuel Macron entregou a campanha de imunização francesa a uma grande consultoria internacional. A Itália, pela segunda vez em dez anos, “chamou o Meirelles” e colocou o governo nas mãos de um banqueiro que nunca teve um voto na vida, Mario Draghi. Sintomaticamente, os movimentos antivacinas nesses países atravessam todo o espectro ideológico e a hesitação vacinal atinge níveis recordes: na França de Louis Pasteur, só 40% da população pretende ser imunizada.

A instabilidade da política nacional não pode ser imputada unicamente ao avanço da UE. Durante meio século, a social-democracia cresceu junto com o projeto de integração europeia. A principal diferença com a época atual é que individualidades como François Mitterand e Willy Brandt foram gradualmente substituídas por gestores medíocres, incapazes de articular os desafios europeus e as angústias locais. Se a crise atual expõe algo sobre a Europa, é o limite do culto aos tecnocratas.​

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.