Maurício Meireles

Coluna editada por Maurício Meireles, repórter da Ilustrada.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Maurício Meireles

João Cabral de Melo Neto vai ganhar biografia em 2020

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O escritor João Cabral de Melo Neto em sua casa, no Rio, em 1997
O escritor João Cabral de Melo Neto em sua casa, no Rio, em 1997 - Folhapress

A Todavia fechou contrato com o professor de literatura brasileira Ivan Marques, da USP, para uma biografia do poeta João Cabral de Melo Neto (1920-1999), a ser publicada em 2020, quando o autor completaria cem anos.

Com pesquisas sobre o modernismo, Marques também foi jornalista e a ideia da editora é que o livro misture um viés de reportagem com o ensaio crítico. O pesquisador está em Los Angeles, num doutorado-sanduíche, mas na volta deve começar entrevistas e viagens para locais como o Rio, Recife e Sevilha.

A Veneta lança em fevereiro ‘Ayako’, de Osamu Tezuka, que incluirá também um final alternativo criado pelo autor após a 1ª edição
A Veneta lança em fevereiro ‘Ayako’, de Osamu Tezuka, que incluirá também um final alternativo criado pelo autor após a 1ª edição - Divulgação

Indie fazer barulho Editoras e livrarias brasileiras vão promover, pelo segundo ano, no dia 24 de março, o IndieBook  Day, iniciativa internacional de promoção das editoras independentes.

Indie fazer barulho 2 A ideia é estimular que nesse dia as pessoas comprem livros independentes e postem fotos com a hashtag #indiebookday. As livrarias parceiras deixarão obras do tipo em exposição. Em 2017, o Brasil onde o evento é organizado por João Varella e Gustavo Faraon foi o segundo país em adesão.

Patrono A Flipoços deste ano, entre 28/4 e 6/5, terá o crítico literário Davi Arrigucci Jr. como patrono.

África A editora Kapulana, que tem como um dos seus focos a publicação de autores africanos no país, comprou os direitos de obras de autores como Lesley Nneka Arimah (Reino Unido/Nigéria); Binyavanga Wainaina (Quênia) e Rutendo Tavengerwei (Zimbábue). O primeiro a sair será O que Acontece Quando um Homem Cai do Céu, de Arimah.

Quadrinhos A editora Rico prepara o lançamento de um novo selo de quadrinhos, focado em autores nacionais. A casa lança em fevereiro, já pelo selo, o quarto volume da série A Noiva, com artes do quadrinista Thony Silas, brasileiro com trabalhos publicados pela Marvel e a DC Comics, e roteiro de Eron Villar.

Smack! A Luna Parque começa lança em março Um Beijo por Mês, inédito de Vilma Arêas, com textos curtos entre o conto, o ensaio e as memórias. Em seguida, virão livros de ensaios de Horácio Costa e Reuben da Rocha.

Best-seller A Mulher na Janela, de A. J. Finn, que está em primeiro na lista de best-sellers do New York Times, será publicado em março pela Sextante. A história começa quando a protagonista testemunha um crime.

Cuba Luiz Bernardo Pericás lança pela Boitempo Che Guevara e o Debate Econômico em Cuba, que ganhou prêmio Casa de Las Américas em 2014, quando saiu em Cuba.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.