Maurício Meireles

Coluna editada por Maurício Meireles, repórter da Ilustrada.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Maurício Meireles

Feira de Brasília perdeu metade do orçamento

Sem valor previsto, evento desconvidou uma série de autores

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A FeLiB (Feira do Livro de Brasília), que está em sua 35ª edição e começou na quinta (6), ficou sem metade do seu orçamento previsto às vésperas de sua abertura. O custo total seria de R$ 3 milhões, divididos entre investimentos do Ministério da Educação, da Secretaria de Cultura do Distrito Federal— e de emendas parlamentares ,que sozinhas representavam R$1,5 milhão.

Sem metade do que previa, o evento desconvidou, também na quinta (6), às 12h01, dia da abertura, uma série de autores que participaria do Café Literário. Entre eles, estavam Alberto Mussa, Ignácio de Loyola Brandão, Geovani Martins, Marcelino Freire e outros.

“A tarefa [de realizar a feira] acada ano se mostra mais hercúlea. Fomos forçados a fazer diversos e dolorosos cortes indigestos. Entregamos a melhor FeLiB possível, mas não a que desejávamos”, dizia o comunicado coletivo

CLUBE O autor português José Luiz Peixoto vai publicar um livro inédito e com a Tag, principal clube de assinaturas do país. “Autobiografia” sai em julho e conta a história de um jovem escritor que encontra José Saramago.

ENSAIOS A Relicário, editora independente de Belo Horizonte, vai inaugurar uma nova coleção de ensaios coordenada por Eduardo Jorge de Oliveira, pesquisador da Universidade de Zurique. O nome será “Peles Inventadas” e já tem entre os autores confirmados Jacques Rancière, Muriel Pic, Maria Filomena Molder e Nuno Ramos.

SERRA Está confirmado. A Flima (Festa Literária Internacional da Mantiqueira)terá uma nova edição, de 23 a 25 de agosto, em Santo Antônio do Pinhal (SP). O autor homenageado é Luiz Vilela, e entre os nomes confirmados estão os escritores Ana Maria Machado e Luiz Ruffato.

TRADUÇÃO A Autêntica segue com suas traduções da obra de Virginia Woolf, com “O Quarto de Jacob”, vertido para o português por Tomaz Tadeu. É o primeiro livro experimental da autora, lançado em 1922, construído de forma fragmentária. O personagem que dá título ao romance é apresentado principalmente pelas impressões que outros personagens têm dele.

PORTUGAL O conto “As Mais Belas Coisas do Mundo”, de Valter Hugo Mãe, deve ganhar uma edição ilustrada em breve. O texto foi extraído de “Contos de Cães e Maus Lobos”, do autor, que deve ser relançado com uma história inédita.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.