Maurício Meireles

Coluna editada por Maurício Meireles, repórter da Ilustrada.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Maurício Meireles

Disputa por papéis de Kafka é tema de livro

Em 'Kafka's Last Trial', o autor israelense Benjamin Balint conta a história de uma das maiores disputas por um legado literário

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A editora Arquipélago comprou os direitos de “Kafka’s Last Trial”, no qual o autor israelense Benjamin Balint conta a história de uma das maiores disputas por um legado literário da história.

O livro é uma análise sobre a batalha entre Alemanha e Israel pelas dezenas de milhares de manuscritos deixados pelo escritor —briga judicial vencida recentemente por Israel.

Ao morrer Kafka pediu a seu amigo Max Brod que destruísse tudo, mas este desobedeceu. Brod emigrou para Israel carregando os papéis em uma mala e, ao morrer, os deixou com sua secretária. As herdeiras desta foram obrigadas pela Justiça a entregarem tudo à Biblioteca Nacional do país.

BALADEIROS Com passagens por Salvador e Teresina, a Balada Literária acontecerá em São Paulo de 4 a 8/9. O evento, criado por Marcelino Freire, terá Lia de Itamaracá, Fausto Fawcett, Mariene de Castro e o escritor franco-marroquino Abdellah Taïa, entre outros.

ITÁLIA 1 O Instituto Italiano de Cultura prepara uma feira do livro para o fim do outubro. Entre autores confirmados estão Beatrice Alemagna, Donatella Di Pietrantonio e Valerio Magrelli. A segunda, aliás, terá seu livro “A Retornada” publicado pela Faro Editorial. A obra conta a história de uma menina tirada de sua família adotiva para viver com os parentes reais.

ITÁLIA 2 A Âyiné publicará pela primeira vez no Brasil a obra de Goliarda Sapienza (1924-1996), romancista e poeta italiana. No fim do ano sai a poesia completa da autora, traduzida por Valentina Cantori. Depois, será a vez de “L’arte della Gioia”, romance sobre a formação artística, intelectual e política de uma mulher. 

AZUL E BRANCO O livro “O Rio Antes do Rio”, de Rafael Freitas da Silva, que inspira o enredo da Portela em 2020, vai ganhar uma reedição pela Relicário. A obra conta a história dos índios da região até a morte de Estácio de Sá, em 1567, vítima de uma flecha envenenada.

COLEÇÃO A Confraria dos Bibliófilos, clube conhecido pelos livros artesanais, lança uma seleção de crônicas de Carlos Heitor Cony com ilustrações de Liberati e apresentação de Cristovão Tezza.

COLEÇÃO 2 A Confraria está com 30 vagas abertas para novos associados, algo que às vezes demora a acontecer. Quem tiver interesse pode se informar em confrariadosbibliofilos.com.br. 

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.