Mirian Goldenberg

Antropóloga e professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro, é autora de "A Invenção de uma Bela Velhice"

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mirian Goldenberg

Gentileza em tempos de pânico

O que custa prestar atenção, sorrir e dar um simples bom dia?

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Na semana passada, uma moça que trabalha como caixa em um supermercado me contou que, de cada dez clientes que atende, apenas um costuma dizer bom dia e perguntar como ela está. Os demais são grosseiros, reclamam de algo que não é da sua competência ou a ignoram completamente.

“Você é a primeira pessoa que me deu bom dia hoje. Antes, um homem gritou comigo porque o preço do queijo estava errado. Fez um escândalo. Uma mulher me entregou o cartão sem dizer uma só palavra, nem olhou para mim, continuou mexendo no celular. Outra, você não vai acreditar, tossiu e espirrou na minha direção, e nem pediu desculpa. Parece que não sou gente, que sou invisível, tenho vontade de chorar e de largar tudo, mas não posso. É muito humilhante ser tratada assim.”

Pessoas sorriem para foto
Pequenos gestos de gentileza, como dizer "bom dia", "muito obrigado", "por favor" e "desculpe" podem começar a ajudar a diminuir o pânico geral - Gabriel Bouys/AFP

Depois de contar as violências e indelicadezas que experimenta no cotidiano, ela disse que fica feliz quando um cliente (como eu fiz) elogia a sua simpatia e delicadeza. E acrescentou: “um sorriso e um elogio são alimentos para o meu coração: gentileza gera gentileza”.

Não tem sido fácil manter o equilíbrio e a saúde física e mental em tempos tão sombrios. Pessoas atenciosas, respeitosas e empáticas, na vida real e no mundo virtual, estão cada vez mais raras. Por isso, é importante ficarmos atentos para não reproduzir comportamentos tóxicos, preconceituosos e violentos.

Quando me perguntam “o que posso fazer para diminuir o pânico, o ódio e a intolerância que estão destruindo amizades, amores e famílias?”, respondo: Que tal começar com pequenos gestos de gentileza, como dizer bom dia, muito obrigado, por favor, desculpe? Afinal, o que custa olhar nos olhos das pessoas que nos cercam, prestar atenção no que elas dizem, sorrir e dar um simples “bom dia”?

Parece até absurdo pedir isso em qualquer momento, e mais ainda agora, mas pode se afastar e cobrir o rosto quando tossir e espirrar?

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.