Mirian Goldenberg

Antropóloga e professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro, é autora de "A Invenção de uma Bela Velhice"

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mirian Goldenberg

Todo mundo quer viver cem anos

Como manter saúde, esperança e alegria de viver se criminosos sádicos destroem o país?

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O meu melhor amigo, Guedes, vai fazer 98 anos no dia 15 de maio, cheio de saúde, alegria de viver e vontade de aprender coisas novas todos os dias.

Ele tem um jeito muito simples e direto de mostrar que não aguenta mais falar da pandemia e do pandemônio que está destruindo o Brasil: "Vamos mudar de assunto?".

Desde o início da pandemia temos um compromisso sagrado. Todos os dias, às 18h30, ele me liga e diz com uma voz animada e carinhosa: "Boa noite, minha amiga!".

Primeiro ele canta uma música para mim. Ontem ele cantou um pout pourri que encheu a minha alma de alegria. Começou com "Devagar, Devagarinho", seguiu com "Canta, Canta, Minha Gente" e "Deixa a Vida Me Levar" para terminar com "Meu Pequeno Cachoeiro".

Depois fazemos um jogo de anagramas que inventei para alegrar nossas conversas diárias. Ontem ele fez oito anagramas com a palavra "teimar" (teriam, tremia, tramei, retiram, tremai, temira, tamire, metria) e mais 87 palavras (matei, marte, teima etc). Com a palavra "pátria", fez seis anagramas (parati, pirata, pitara, raptai, partia, apitar) e 58 palavras (praia, prata, apta etc). Ele é invencível no nosso joguinho de palavras.

Eduardo Knapp/Folhapress

Vem então o momento de "ilustração pandêmica", como ele apelidou nosso "grupo de estudo". Ele recita dois versos de "Os Lusíadas", de Camões, e eu leio uma adaptação atualizada que encontrei na internet. Ontem ele declamou os versos sobre o gigante Adamastor e o medo dos portugueses de navegar por mares desconhecidos.

Morro de rir quando ele desabafa todo o seu repertório de xingamentos ao mesmo tempo: energúmenos, mentecaptos, imbecis, idiotas, estúpidos, ignorantes, boçais, asquerosos, nojentos, canalhas, psicopatas, sádicos, monstros, desumanos, criminosos, bandidos, covardes, fanáticos, vermes, loucos, mentirosos e outros adjetivos impublicáveis. Mas chegamos à conclusão de que nenhum palavrão é suficiente para xingar um ministro da Economia que diz que o maior problema do Brasil é que "todo mundo quer viver 100 anos, 120, 130."

Todos os dias, o meu amigo querido procura nas entrelinhas dos jornais e dos noticiários da TV alguma notícia positiva sobre as vacinas para alimentar a minha esperança de que esse pesadelo vai ter um fim.

Ontem, quando perguntei: "Alguma notícia boa?", ele respondeu: "Não, nenhuma notícia boa, nada, nadinha. Não vi, nem li nada que melhorasse a nossa esperança. Infelizmente, nenhuma esperançazinha".

Precisei engolir as lágrimas para que ele não percebesse a minha tristeza com a sua desesperança.
Em seguida, com a voz embargada, ele leu o epílogo de um dos muitos livros que lhe dei de presente: "Sapiens: Uma Breve História da Humanidade", de Yuval Harari.

"O animal que se tornou um deus. Apesar das coisas incríveis que os humanos são capazes de fazer, permanecemos inseguros quanto aos nossos objetivos, dando a impressão de estarmos tão descontentes como sempre. Progredimos das canoas para as galeras, daí para os navios a vapor e para os ônibus espaciais —mas ninguém sabe para onde estamos indo. Somos mais poderosos do que nunca, porém temos pouquíssima ideia do que fazer com todo esse poder. Pior ainda, os humanos parecem mais irresponsáveis do que nunca. Deuses feitos por si próprio, não prestamos contas a ninguém por nossos atos. Consequentemente, estamos devastando nossos amigos animais e o ecossistema que nos cerca, buscando pouco mais do nosso próprio conforto e divertimento sem jamais encontrar satisfação. Existe alguma coisa mais perigosa que deuses insatisfeitos e irresponsáveis que não sabem o que querem?"

Será que dá para mudar de assunto?

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.