Mirian Goldenberg

Antropóloga e professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro, é autora de "A Invenção de uma Bela Velhice"

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mirian Goldenberg
Descrição de chapéu Corpo

A libertação de segredos inconfessáveis pode ajudar a curar nossos traumas

Escrever livremente pode ajudar a enfrentar lutos, perdas e sofrimentos inevitáveis

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Em novembro de 2021, comecei um pós-doutorado em psicologia social sobre "Envelhecimento e Felicidade". Foi assim que descobri a pesquisa do psicólogo social James Pennebaker. Quando me apaixono por um tema ou um autor, mergulho em tudo o que posso encontrar sobre ele: livros, artigos e vídeos. Foi o que aconteceu com a pesquisa sobre "escrita expressiva": uma técnica de escrever sobre traumas e segredos que ajuda a curar o corpo e a mente.

Em 1986, Pennebaker, após experimentar um trauma amoroso e se curar por meio da escrita, pediu a estudantes que passassem 15 minutos escrevendo sobre o maior trauma de suas vidas ou, caso não tivessem passado por um, sobre o momento mais difícil que viveram. Eles tinham que escrever sobre seus pensamentos mais profundos, mesmo que fosse um segredo escondido por muitos anos. Eles realizaram essa tarefa por quatro dias consecutivos.

"Durante os próximos dias, gostaria que você escrevesse sobre os seus pensamentos e sentimentos mais íntimos, relativamente a um assunto emocional extremamente importante que tem afetado a si e à sua vida. Na sua escrita gostaria que se libertasse e explorasse os seus pensamentos e emoções mais profundos. Pode associar o seu tópico às suas relações com os outros, incluindo pais, parceiros amorosos, amigos ou familiares; ao seu passado, ao seu presente ou ao seu futuro, ou para quem tem sido, quem gostaria de ser ou para quem é atualmente. Pode escrever sobre os mesmos assuntos ou experiências gerais em todos os dias de escrita ou sobre tópicos diferentes a cada dia. Tudo o que escrever será totalmente confidencial. Não se preocupe em escrever corretamente, nem com a estrutura das frases ou com a gramática".

Pessoa escrevendo em caderno
Escrever é um processo de libertação dos meus pensamentos e sentimentos, que me ajuda a aceitar meus limites e potencialidades - Reprodução

Ao mesmo tempo, um grupo de controle passou o mesmo número de sessões escrevendo sobre coisas sem grande importância.

O pesquisador passou seis meses monitorando a frequência com que os estudantes iam ao médico. Os estudantes que escreveram sobre seus traumas e segredos foram menos ao médico do que os do grupo de controle. Pennebaker acredita que o simples ato de escrever sobre os sentimentos pode melhorar o sistema imune. Escrever uma história sobre uma experiência traumática pode fazer a ferida curar mais rapidamente.

"A ideia é fazer as pessoas aceitarem quem elas são e para onde elas querem ir. Eu penso na escrita expressiva como uma correção do curso de vida", disse Pennebaker.

Inúmeros estudos demonstraram que escrever sobre traumas e segredos pode melhorar os distúrbios do humor, ajudar a reduzir os sintomas de doenças graves, melhorar a saúde e a memória. Segundo Pennebaker, talvez a diferença esteja menos relacionada com a resolução de questões passadas e mais com encontrar uma maneira de regular as próprias emoções.

Intuitivamente, faço isso desde os meus 16 anos. Quando comecei minha primeira análise, aos 21 anos, a terapeuta me ordenou: "Pare de escrever e vá viver sua vida". Como viver a minha vida sem escrever? E continuo escrevendo todos os dias, muitas horas, sem nunca ter parado um dia sequer. Apesar de nunca ter dado um nome para o que faço —escrita criativa, escrita curativa ou escrita terapêutica?— sei que só consegui sobreviver porque escrevi e continuo escrevendo compulsivamente sobre meus traumas, sofrimentos, angústias e tristezas.

Escrever é um processo de libertação dos meus pensamentos e sentimentos, que me ajuda a aceitar meus limites e potencialidades. Escrever me permite ir além dos meus problemas e preocupações e encontrar um propósito significativo para a minha vida. Quando escrevo, tenho uma maior compreensão sobre a realidade objetiva e também sobre a minha realidade interna, subjetiva, psicológica. Escrever é a forma que encontrei de me curar e de aceitar experiências traumáticas que jamais consegui revelar a ninguém, apesar de 21 anos de análise. Somente escrevendo, consegui descobrir o que realmente importa na minha vida.

Como você enfrenta seus traumas e sofrimentos mais profundos? Como você lida com seus segredos inconfessáveis?

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.