Mirian Goldenberg

Antropóloga e professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro, é autora de "A Invenção de uma Bela Velhice"

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mirian Goldenberg
Descrição de chapéu Corpo

Será que só 'velho não quer trepar', Rita Lee?

Por que o sexo não é mais a prioridade de homens e mulheres de diferentes gerações?

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Como ainda não tenho palavras para descrever minha emoção, alegria e alívio com a auspiciosa vitória da democracia no domingo, vou escrever a respeito de um tema que tem tido muito destaque na mídia brasileira nos últimos meses.

Por que os jovens estão desistindo do sexo?

A Folha publicou matéria da BBC News Brasil, no dia 29 de outubro: "Por que tantos millennials relatam viver casamento sem sexo", destacando que alguns millennials (nascidos entre 1981 e 1995), apesar de estarem no seu ápice sexual, estão se "afastando do sexo". De acordo com especialistas, maiores preocupações financeiras, somadas às taxas mais altas de depressão e ansiedade, produzem alto estresse e baixo desejo sexual.

Gisele Bündchen abraçada ao ex-marido Tom Brady
Gisele Bündchen reclamou da abstinência sexual do marido Tom Brady; no fim, anunciaram o divórcio - Angela Weiss - 28.out.22/AFP

Pesquisas recentes nos Estados Unidos mostraram que grande parte dos casais tem uma única relação por mês e que cerca de 20% não fazem mais sexo. Como é provável que muitos tenham vergonha de confessar, o número pode ser ainda maior.

Falta de sexo levou Gisele Bündchen a terminar com Tom Brady?

No mês de outubro, fomos bombardeados por notícias sobre os supostos motivos do divórcio de Gisele Bündchen, de 42 anos, e Tom Brady, de 45. Casados desde 2009, com um patrimônio de R$ 3 bilhões, eles assinaram o divórcio no dia 28 de outubro. As seguintes manchetes me chamaram a atenção:

"Abstinência? Falta de relação sexual contribuiu para crise no casamento de Gisele Bündchen".

"Tom Brady estabelece a política de não fazer sexo 24 horas antes dos jogos. Esse tempo ainda pode ser prolongado em até 72 horas em dias de decisões importantes. Segundo o jornal espanhol Marca, essa postura do atleta teria influenciado a crise e esfriado o casamento".

Eu não sou uma pessoa que precisa de sexo

A atriz norte-americana Drew Barrymore, de 47 anos, revelou que não faz sexo há seis anos, desde o fim do seu casamento.

"Desde que me tornei mãe solteira não tenho conseguido ter um relacionamento íntimo. Não sou uma pessoa que precisa de sexo. Eu sou uma pessoa que está totalmente comprometida em criar as filhas e em pensar como nós, mulheres, devemos existir no mundo, para sermos empoderadas e nos amarmos. Um relacionamento não tem sido prioridade para mim há muito tempo. Outras pessoas podem sair de um casamento e logo encontrarem algo novo. Não há nada de errado com isso. Não julgo, celebro a jornada delas, porque para algumas isso funciona. Não funcionou para mim. Eu precisava ser celibatária. Estou orgulhosa de mim mesma por ter aproveitado esse tempo. E minha visão sobre sexo realmente mudou".

No programa "The Drew Barrymore Show", quando o ator Andrew Garfield, de 39 anos, contou que ficou sem transar por seis meses para se preparar para seu papel no filme "Silence", a atriz brincou: "O que há de errado comigo que seis meses não parecem muito tempo?".

Eu achava que era meio assexual

A atriz Bruna Marquezine, de 27 anos, falou sobre uma fase da sua vida em que achou que era assexual.

"Não tinha energia. Era uma época que não tinha energia nem para transar. Eu achava que era meio assexual. Eu estava em um momento em que eu estava muito olhando pra dentro, para mim, me reconectando comigo mesma, me reorganizando. Então você não tem essa energia para dar. As pessoas diziam que se tivessem meu corpo estariam dando para meio Rio de Janeiro".

Falta de libido até para transar com o Rodrigo Hilbert?

A apresentadora Fernanda Lima, de 45 anos, confessou em seu programa de TV que se sentia tão cansada com a maternidade e com a privação de sono que chegou ao ponto de não querer transar com o marido, Rodrigo Hilbert, de 42.

"Bebê pequeno, final do puerpério, vida corrida... Tem sete dias que minha filhota passou a dormir a noite toda, saiu da cama compartilhada e deu a chance de o Rodrigo voltar para nossa cama de casal. Ou seja, vida nova depois de três anos. Estou descansada e transando novamente".

Vale lembrar que, em 2019, Sabrina Sato, de 41 anos, declarou que ficou um ano sem transar depois que a filha nasceu: "Quem faz sexo depois de ser mãe? É difícil, a vontade não vem".

Será que só os velhos não querem mais trepar, Rita Lee?

Escrevi a coluna "Velho não quer trepar", em 20 de setembro de 2020, para contar que Rita Lee, de 74 anos, afirmou que: "Velho não quer trepar e usar drogas, quer ser dono de casa". A roqueira, que "trepou a vida inteira", descobriu novos prazeres na velhice. "E hoje estou aqui, velha e dona de casa, já que fazer sexo e usar drogas não me interessam mais."

Será que só os velhos não querem mais trepar, Rita Lee?

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.