Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

As chances de o ministro Félix Fischer, relator da Operação Lava Jato no STJ (Superior Tribunal de Justiça), conceder habeas corpus para evitar a prisão de Lula ou mesmo para soltá-lo depois de uma eventual detenção são consideradas nulas por magistrados da corte, do STF (Supremo Tribunal Federal) e por advogados que atuam no tribunal.

O GUARDIÃO
Fischer é definido como "o cão de guarda da Lava Jato", com repetidas decisões que endossam posições do juiz Sergio Moro e dos desembargadores do TRF-4 (Tribunal Regional da 4ª Região), que acabam de condenar Lula.

EM BLOCO
Fischer já deu decisões contra Antônio Palocci, Eduardo Cunha, José Carlos Bumlai, Aldemir Bendine e Jorge Picciani, entre outros. E negou a suspeição de Moro invocada pela defesa de Lula. A 5ª Turma do STJ, integrada por ele, também é considerada terreno adverso.

CURTA TEMPORADA
As chances seriam maiores numa segunda etapa, quando, depois de uma possível derrota no STJ, Lula recorresse ao STF. A 2ª Turma, que cuida dos casos da Lava Jato, tem determinado a libertação de presos. Até chegar ao Supremo, no entanto, Lula pode ter que passar algumas semanas na prisão.

AMPULHETA
A defesa do petista ainda não decidiu se pede habeas corpus ainda na fase em que o TRF-4 estará analisando os embargos que apresentará questionando a condenação de Lula. Ou se espera pelo fim dela, quando deve ocorrer a ordem de prisão.

DO CONTRA
Magistrados do STF consideram que, depois de setembro, as chances de Lula conseguir decisões favoráveis na 2ª Turma diminuem drasticamente. É que Cármen Lúcia deixará a presidência da corte, voltando ao colegiado. Ela é considerada voto quase certo contra o petista.


IDAS E VINDAS
A atriz Bianca Müller, 27, que passou uma temporada no Rio para gravar a novela "A Lei do Amor", está de volta a SP e se prepara este ano para o lançamento de duas séries e um filme dos quais participou.

A primeira produção a estrear é o longa "A Repartição do Tempo", no dia 1º. A obra, filmada em Brasília, é uma comédia e ficção científica ambientada em um órgão público no qual é encontrada uma máquina do tempo.


EM OUTRA
Apoiadores de Lula que estiveram com ele e com a cúpula do PT na quinta (25) tiveram a impressão de que a hipótese de prisão não é considerada a mais provável nem por ele nem por algumas das principais lideranças partidárias. O "alienamento" causou surpresa.

BALANÇA
Lula relatava, nas conversas, que tomou conhecimento de pesquisa presidencial telefônica feita depois da condenação em que oscilou dois pontos para cima.

OS NOSSOS
Já Dilma Rousseff, também citando pesquisas internas, comparava a eventual campanha presidencial de Lula à de Donald Trump nos EUA. O norte-americano teria falado para "os dele", sem a pretensão de conquistar os que se opunham, consolidando votos e ganhando a eleição. Para ela, Lula não deve tentar ampliar muito seu eleitorado.

PIPOCA
O vereador soteropolitano Cezar Leite (PSDB) organizou um evento para exibir o filme "Polícia Federal — A Lei é Para Todos", sobre a Lava Jato, na quarta (24), em Salvador. O produtor do filme, Tomislav Blazic, disse que não deu autorização. "O PSDB queria fazer pirataria", diz. A continuação do longa, lembra, mostrará denúncias contra o tucano Aécio Neves.

MUDANÇA
O vereador afirma que tinha falado com a distribuidora Paris Filmes, que só depois pediu que a exibição fosse cancelada.

VENTO NOS PÉS
Três livros do cartunista Ziraldo, 85, serão lançados pela editora Melhoramentos no primeiro semestre deste ano. As obras fecham a série de dez volumes "Os Meninos dos Planetas", sobre personagens que vivem em diferentes pontos do sistema solar.

DIVIDIR E CONQUISTAR
A sobrinha-neta e homônima de Tarsila do Amaral, conhecida como Tarsilinha, exigiu que as obras da artista viajassem em três diferentes aviões para os EUA — a pintora é objeto de uma mostra que passou por Chicago e segue agora para o MoMA, em Nova York. "Abaporu", "A Negra" e "Antropofagia", por exemplo, foram separadas por questões de segurança. "Quando as obras viajam, não durmo", diz.


FESTA ANTECIPADA
A cantora Preta Gil se apresentou no Baile do Bloco da Preta na quarta (24), na Audio Club. O evento, que teve discotecagem do DJ Zé Pedro, reuniu o estilista Walério Araújo, o ginasta Arthur Nory, o ator Theodoro Cochrane e o empresário Cacá Ribeiro.


CURTO-CIRCUITO

O festival Fartura — Comidas do Brasil ocorre neste fim de semana em Belém.

Ana Cañas faz show neste sábado (27) com músicas de Arnaldo Antunes. Às 15h, no Teatro Porto Seguro.

A peça "Se Meu Apartamento Falasse..." tem sessão especial nesta sexta (26). Às 21h, no Teatro Santander.

Walmir Borges faz show nesta sexta (26) e sábado (27). Às 21h30, no Sesc Pompeia.

com BRUNA NARCIZO, BRUNO B. SORAGGI e JOÃO CARNEIRO

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.