Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Segundo Oficina, Iphan aprovou torres de Silvio Santos ao lado do teatro

Órgão estadual também já deu aval a construções

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Segundo o Teatro Oficina, o Iphan, órgão nacional de proteção do patrimônio, aprovou a construção de duas torres pela Sisan, braço imobiliário do Grupo Silvio Santos, no terreno ao lado da sede da companhia, no bairro do Bexiga, em São Paulo.

O edifício do teatro é tombado nas esferas nacional, estadual e municipal. Em razão dessa proteção, projetos de construções nas imediações do teatro devem ser aprovados pelos órgãos competentes.

A companhia, dirigida pelo dramaturgo Zé Celso, se opõe ao projeto há décadas, argumentando que os prédios “encaixotariam” sua sede, projetada por Lina Bo Bardi, que tem uma grande janela voltada para o terreno de Silvio.

A proposta do apresentador já foi a de construir um shopping, mas hoje prevê torres residenciais. Além das duas edificações aprovadas agora pelo Iphan, uma outra está prevista no lado oposto do teatro.

No ano passado, o Condephaat, órgão estadual de patrimônio, aprovou a proposta de Silvio. Em dezembro, o Conpresp, conselho municipal da área, adiou sua decisão para esperar um posicionamento do Iphan.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.