Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Eleições 2018 Flip

'É triste', diz príncipe Joãozinho sobre primo ser vice de Bolsonaro

'Nossa posição, e a de qualquer família real no mundo, hoje, é de suprapartidarismo', afirma ele

João Henrique de Orleans e Braganca em sua casa em Paraty
João Henrique de Orleans e Braganca em sua casa em Paraty - Marcus Leoni/Folhapress

“Meu corpo é analfabeto!”, brada o ator Eber Inácio, 50, ao concluir uma poesia sobre o abecedário. E então ele abaixa a calça e fica pelado na frente da lareira acesa na casa do empresário e príncipe dom João Henrique de Orleans e Bragança, o príncipe Joãozinho, trineto de dom Pedro 2º, e de sua mulher, a artista Claudia Melli. 

 

Outra performance do sarau organizado no sábado (28) pelo casal em Paraty para convidados da Flip foi “Mulher Cavala”, de Betina Kopp. “A minha mulher cavala é a minha cara à tapa. E ela só quer seguir. Montar e ser montada. Livre, leve, firme e forte”, recita a atriz ao som da música eletrônica de seu celular. Depois, saltita entre os presentes —como se cavalgasse. 

 

A noite reuniu cerca de 40 convidados, como o escritor Simon Sebag Montefiore, as chefs Lauretta da Martinica e Zazá Piereck e o cônsul de Portugal Jaime Leitão.

 

O príncipe Joãozinho, 64, falou à coluna sobre a possibilidade de seu primo Luiz Philippe de Orleans e Bragança ser vice na chapa do pré-candidato Jair Bolsonaro (PSL).

 

“Nossa família tem uma tradição de tolerância —Dom Pedro 1º, Pedro 2º, a princesa Isabel. É uma tradição de liberdade, de respeito às minorias, à diversidade.

 

Nossa posição, e a de qualquer família real no mundo, hoje, é de suprapartidarismo.

 

O Luiz Philippe destoa dessa posição. Primeiro, participando da política partidária [ele se filiou ao PSL e fundou o movimento antipetista Acorda Brasil]. Segundo, ele escolhe um candidato absolutamente intolerante. [Bolsonaro] é uma figura perigosa para o Brasil. Faz Trump parecer um menino bonzinho!

 

Veja os EUA, a maior democracia do mundo: quem imaginaria chegar uma figura patética como o Trump? É a decadência da política.

 

É uma pena que alguém, numa família como a nossa, com tanta dedicação ao país, possa firmar uma aliança com alguém tão agressivo. Prejudica [a imagem do clã]. Sem dúvida. É triste para nós. E para o Brasil. Espero [que a chapa] não se concretize. Que ele [Luiz Philippe] reflita.

 

Sou aberto a todas as ideologias. E profundamente parlamentarista. É infinitamente melhor que o nosso sistema. [Nele] o presidente —ou o rei, nas monarquias— são chefes de Estado. Eles não têm atribuição de governo. Essa é a vantagem. Você ter uma figura que representa só o Estado.

 

As pessoas acham que o rei é uma coisa do passado. Não. No parlamentarismo ele tem o mesmo poder e as mesmas atribuições de um presidente.

 

Em qualquer país democrático você precisa ter um símbolo nacional que representa a nação, acima dos partidos. No Brasil, o governo e o Estado estão na mesma figura. É errado. São coisas separadas. Com interesses separados. Para representar uma nação, você tem que ter algum grau de respeito, de conduta. Do que fala, do que faz. E falta respeito ao Brasil.”

Leia a coluna completa aqui

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.