Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Confiança do consumidor brasileiro está retomando tendência de alta

Conclusão é do Índice Nacional de Confiança, feito em todas as regiões brasileiras

Rua 25 de Março, no centro de SP
Rua 25 de Março, no centro de SP - Jardiel Carvalho/Folhapress
 

A confiança do consumidor está retomando tendência de alta, segundo o INC (Índice Nacional de Confiança), pesquisa feita em todas as regiões brasileiras pela Associação Comercial de São Paulo.

GANGORRA 

O indicador chegou a 77 pontos, ou três a mais do que o alcançado no mês passado (74). Há um ano, o índice registrou 14 pontos a menos (63).

EU ACREDITO 

A melhora no índice, que vinha caindo, é creditada, por exemplo, ao reajuste no Bolsa Família, que fez com que a confiança no Nordeste saltasse 11 pontos. As chuvas, que afastam o risco de seca, também ajudaram. A classe social menos pessimista hoje é a D/E, com 79 pontos.

DE LONGE 

A confiança aumentou também na região Sul, hoje a menos pessimista do país, com 87 pontos. A alta é creditada à agricultura. Segundo a Associação Comercial, a guerra comercial entre EUA e China e a quebra da safra argentina têm aumentado a demanda pela soja brasileira.

GANGORRA 2 

O INC varia de zero a 200. O intervalo até cem pontos está no campo do pessimismo. Acima disso, a situação é de otimismo.

O DE SEMPRE 

A aposta de Geraldo Alckmin (PSDB-SP) de que irá para o segundo turno da eleição presidencial com um candidato do PT, como revelado pela Folha, é compartilhada por lideranças de partidos como o DEM e o Solidariedade, que integram o chamado centrão.

VACINA 

Na análise desses caciques, um candidato indicado pelo ex-presidente Lula pode chegar até como favorito no segundo turno, condição que estaria fatalmente reservada ao campo de oposição a Michel Temer. O desafio será tirar o presidente da República, o mais rejeitado da história recente, do colo do tucano.

PIPOCA 

O Circuito SpCine, rede de salas de cinema da Prefeitura de São Paulo, alcançou nesta semana a marca de 1 milhão de espectadores desde o início de sua operação, em abril de 2016. Desde então foram realizadas 5.600 sessões com, em média, 47 espectadores cada uma. A obra mais vista foi “A Bela e a Fera”, que atingiu 37,7 mil pessoas.


PRIMEIRO PARÁGRAFO

Os escritores Leïla Slimani e Geovani Martins, a jornalista Daniela Pinheiro, o crítico musical Zuza Homem de Mello e a historiadora Lilia Schwarcz foram ao coquetel de abertura da 16ª Flip (Festa Literária Internacional de Paraty), na quarta (25). Mauro Munhoz, diretor-presidente da Casa Azul, associação que promove a Flip, também esteve lá.


EMBARQUE... 

A Fundação Procon-SP vai participar nesta sexta-feira (27) de uma ação nacional contra cobrança de bagagens despachadas pelas companhias aéreas. Embora ela tenha sido autorizada pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) e liberada pela Justiça, as entidades de defesa do consumidor consideram que a cobrança configura uma desvantagem. 

...AUTORIZADO 

Segundo o Procon, a prometida redução no custo das passagens não foi comprovada desde a vigência da resolução que permitiu a cobrança. A ação começa às 9h nos aeroportos da capital e às 7h no interior.

SILÊNCIO 

A chuva fria e a música alta vinda de um bar distante não incomodaram tanto algumas pessoas que assistiam pelo telão à performance da atriz Fernanda Montenegro na Flip, na noite de quarta (25), quanto um comerciante que anunciava “água gelada por R$ 2”. “Xiu!”, reclamou um grupo, mais de uma vez.

ISOPOR 

“Tô trabalhando, pô”, respondeu o ambulante Dino César, 42, à turma. “Estou desempregado há muito tempo. Vivo de bico”, explica.

BICO 

A prefeitura de Paraty afirma ter 70 vendedores cadastrados atuando na cidade, o mesmo número das duas edições anteriores da Flip.

TUPI OR NOT TUPI 

A exposição de Tarsila do Amaral que será o destaque da programação do Masp no próximo ano se chamará “Tarsila Popular”. O museu já negocia um empréstimo da obra “Abaporu” com o Malba, de Buenos Aires, que tem a tela em seu acervo. A mostra terá curadoria de Adriano Pedrosa e Fernando Oliva e estará dentro do tema Histórias das Mulheres, Histórias Feministas, que orientará toda a agenda de 2019.


VAMOS NESSA

O filme “Correndo Atrás”, de Jeferson De, foi exibido na abertura do 13° Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo, na quarta (25), no Memorial da América Latina. A obra tem no elenco os atores Hélio de la Peña e Aílton Graça. Francisco Cesar Filho, diretor do evento, assistiu à sessão.


CURTO-CIRCUITO

O jornalista Gerson Camarotti lança no sábado (28) o livro “Para Onde Vai a Igreja?”. Às 17h, na Livraria da Vila do shopping Pátio Higienópolis.

A exposição “Narrativas do Sertão”, de Nilda Neves, segue em cartaz até 11 de agosto no espaço FACE Gabinete de Arte, em Pinheiros.

Drik Barbosa faz show nesta sexta (27) e no sábado (28). Às 21h, no  Sesc Ipiranga.

A FunCast fica em exposição até o dia 30 de setembro no Jardim Pamplona Shopping.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.