Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Deltan Dallagnol será investigado por críticas a ministros do STF

Uma das investigações foi aberta a pedido do ministro Dias Toffoli

O procurador da Lava Jato Deltan Dallagnol
O procurador da Lava Jato Deltan Dallagnol - Eduardo Anizelli/Folhapress

O procurador Deltan Dallagnol, que atua na força-tarefa da Operação Lava Jato, terá que dar explicações a dois órgãos disciplinares: a corregedoria do MPF (Ministério Público Federal) e a corregedoria do CNMP (Conselho Nacional do Ministério Público).

Na quarta (15), ele deu entrevista à rádio CBN e comentou a decisão da 2ª Turma do STF (Supremo Tribunal Federal) de transferir para a Justiça de Brasília trechos da delação premiada de executivos da Odebrecht que fazem referências a Lula.

Dallagnol afirmou que a decisão foi tomada "pelos três mesmos de sempre, que tiram tudo de Curitiba e que mandam tudo para a Justiça Eleitoral e sempre dão habeas corpus, estão sempre formando uma panelinha e que mandam uma mensagem muito forte de leniência a favor da corrupção".

Ele se referia aos ministros Dias Toffoli, Gilmar Mendes e Ricardo Lewandowski.

Uma das investigações foi aberta a pedido do ministro Dias Toffoli, que na quinta se encontrou com o corregedor-geral do CNMP, Orlando Rochadel.

O corregedor confirma a informação. Ele diz que recebeu uma solicitação do magistrado "para apurar" possível infração disciplinar por parte de Dallagnol.

"Instauramos uma reclamação disciplinar", afirma. "Nessa primeira fase, vamos degravar a entrevista concedida por ele e ver se há algum indício de infração e se há expressões incompatíveis [com o exercício da função]", afirma. "Depois vamos pedir explicações e, a partir daí, decidir se abriremos um procedimento administrativo disciplinar".

O procedimento será o mesmo na corregedoria do MPF. De acordo com a assessoria do órgão, haverá uma verificação inicial sobre o teor da notícia para então se decidir pela instauração, ou não, de uma sindicância.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.