Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Eleições 2018

Escândalo de mensagens anti-PT no WhatsApp constrange TSE

Magistrados acusam Rosa Weber de pouco jogo de cintura ao lidar com a situação

O escândalo do disparo de mensagens anti-PT nas redes bancado por empresas de forma ilegal, revelado pela Folha, e a disseminação generalizada de fake news nas eleições já está causando constrangimento no TSE (Tribunal Superior Eleitoral), que não consegue responder ao fenômeno.

A presidente do TSE, Rosa Weber, em reunião com Luis Roberto Barroso e Edson Fachin e os advogados das campanhas de Jair Bolsonaro (PSL) e de Fernando Haddad (PT)
A presidente do TSE, Rosa Weber, em reunião com Luís Roberto Barroso, Edson Fachin e os advogados das campanhas de Jair Bolsonaro (PSL) e de Fernando Haddad (PT) - Pedro Ladeira/Folhapress

RODA PRESA 

Em meio à confusão, magistrados acusam a presidente do TSE, Rosa Weber, de pouco jogo de cintura ao lidar com a situação e com os próprios colegas.

TURMA 

Na quarta (17), Rosa fez reunião com os representantes das campanhas de Jair Bolsonaro (PSL) e Fernando Haddad (PT) e convidou apenas dois ministros para o encontro: Luís Roberto Barroso e Edson Fachin, que são também, como ela, integrantes do STF (Supremo Tribunal Federal).

PRA FORA 

Os outros magistrados, que integram também outros tribunais ou que representam a advocacia, foram preteridos.

NA MESMA 

Um deles afirmou à coluna, sob a condição de anonimato, que Rosa revelou preconceito e que “não existem castas de ministros no TSE”. O barco, se um dia afundar, diz ele, leva todos os magistrados juntos.

COMO ASSIM? 

Um outro diz que ficou perplexo com o fato de ela nem sequer convidar os magistrados responsáveis por analisar processos de propaganda eleitoral para o encontro.

ZÍPER 

Questionada, a assessoria da ministra não retornou até o fechamento da coluna.

MICROFONE 

A equipe de Bolsonaro está agendando uma entrevista do candidato com a TV Aparecida, ligada à Igreja Católica.

MICROFONE 2 

Na quarta (17), o presidenciável se reuniu com dom Orani Tempesta, cardeal do Rio de Janeiro.

EU QUERO 

Quatro empresas demonstraram interesse em realizar estudos para a concessão de 37 piscinões na capital. A Secretaria de Desestatização e Parcerias divulgou o Procedimento de Manifestação de Interesse no final de setembro.

 


CÂMERA, AÇÃO

A abertura da 42ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo foi realizada na quarta (17), no Auditório Ibirapuera. A diretora da mostra, Renata de Almeida, o apresentador Serginho Groisman e o diretor regional do Sesc-SP, Danilo Santos de Miranda, compareceram ao evento, assim como as atrizes Maria Ribeiro e Martha Nowill e a cineasta Marina Person


DENÚNCIA 

A Defensoria Pública de SP lança nesta sexta (19) o Observatório da Violência por Intolerância. Será uma central que ficará na página do órgão na internet para receber relatos de casos de violência motivados por preconceito e intolerância.

DENÚNCIA 2 

As vítimas vão poder especificar se a agressão ocorreu por meio presencial ou digital e qual a razão e contexto. A Defensoria irá fornecer orientação jurídica as pessoas e acompanhamento dos casos mais graves.

AQUI NÃO 

A médica Cristiane Carqueja foi impedida de entrar com o cão-guia Dakar no metrô do Rio. Ao tentar embarcar na estação São Francisco Xavier, na segunda (15), ela foi barrada por um segurança. Ele alegou que apenas pessoas com deficiência visual podem circular com os animais.

VOLUNTÁRIA 

Cristiane é socializadora de cães-guia. Ela fica com eles por 15 meses antes de serem treinados e encaminhados para um deficiente visual.

ERRO MEU 

Procurado, o metrô pede desculpas à cliente pelo “erro dos funcionários”. E diz que já orientou as equipes envolvidas sobre a determinação legal a respeito da permanência de cachorros em fase de treinamento em suas dependências.

PONTO COM 

O faturamento obtido com vendas realizadas via comércio eletrônico em SP cresceu 4% no primeiro semestre deste ano em comparação aos primeiros seis meses de 2017. Os números são da Pesquisa Conjuntural do Comércio Eletrônico, realizada pela FecomercioSP. 

VIRTUAL 

Segundo a federação, o incremento pode ser explicado pelo efeito de uma inflação mais controlada.

CALENDÁRIO 

A Secretaria da Cultura do Estado de SP abre nesta sexta (19) as inscrições para o programa de fomento ao cinema paulista. O edital irá contemplar dez longas-metragens: seis de ficção e animação, com prêmio de R$ 750 mil cada, e quatro documentários, que receberão R$ 375 mil cada.

PASSAPORTE 

O artista plástico Antonio Manuel foi convidado para falar sobre sua trajetória no Museu de Arte Contemporânea de Roma (MACRO), na Itália, no dia 27 de outubro.

TELONA 

O Prêmio Petrobras de Cinema da 42ª Mostra Internacional de Cinema em SP será, pela primeira vez, definido via voto popular. Em 2017, a escolha foi do júri do festival. 


PÁGINAS

O advogado Walfrido Jorge Warde Júnior lançou o livro “O Espetáculo da Corrupção” na Livraria Cultura do Conjunto Nacional, na segunda (15). O ex-ministro Antonio Delfim Netto e o ex-diretor-geral da PF Leandro Daiello passaram por lá.


CURTO-CIRCUITO

O Iasp recebe a empresária Luiza Helena Trajano em almoço com palestra. Na sexta (19), às 12h, no Hotel Intercontinental. 

Bruno Gagliasso, Bruno Fattori, Rafael Miranda e Renato Caleffi inauguram na sexta (19) o Café Le Manjue, às 19h, no shopping JK Iguatemi. 

Será realizado na sexta (19) o 3º Congresso de Síndicos e Administradores. Das 9h às 17h30, no Teatro das Artes. 

O documentário “Clementina” estreia na sexta (19), às 20h, na Mostra de Cinema de São Paulo. 

com BRUNA NARCIZOBRUNO B. SORAGGI e VICTORIA AZEVEDO

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.