Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Cerca de 3.000 brasileiros inscritos no Mais Médicos ainda não se apresentaram

O prazo para que comecem a trabalhar termina nesta sexta (14)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Cerca de 3.000 candidatos que se inscreveram no programa Mais Médicos ainda não se apresentaram nos municípios para os quais foram alocados. O prazo para que comecem a trabalhar termina nesta sexta (14). Foram abertas no total 8.517 vagas.

 

CADEIRA 2 

Os dados foram apresentados nesta quinta (13) para a comissão tripartite que acompanha o programa. Ela é composta por representantes dos municípios, dos estados e da União.

SUSPENSE 

Uma segunda questão aflige os gestores: boa parte dos mais de 4.000 médicos brasileiros que já se apresentaram no trabalho pode deixar os cargos a partir de março, quando começam as residências médicas do país.

OBA! 

O alto número de inscritos na primeira etapa do edital aberto para substituir os médicos cubanos chegou a entusiasmar Jair Bolsonaro. Ele chegou a dizer, no Twitter, que “quase 100% das vagas [dos cubanos] já foram preenchidas por brasileiros”. 

OPS! 

Até agora, 60% delas foram de fato preenchidas.

PONTE 

E o futuro ministro da Saúde, Luiz Mandetta, se reuniu nesta quinta (13) com representantes da medicina de SP. Ele visitou o Incor e a Faculdade de Medicina da USP.

PASSARELA 

O prefeito Bruno Covas (PSDB-SP) anuncia na segunda (17) medidas de manutenção de viadutos e pontes de SP. Ele quer transformar a iniciativa em um dos principais projetos de sua gestão.

CORAÇÃO 

A Justiça determinou que a ex-reitora da PUC-SP Anna Maria Marques Cintra pague R$ 8 mil de indenização por danos morais ao ex-aluno da instituição Cauê Seignemartin Ameni. 

QUE DROGA 

Em 2014, o então estudante organizou a festa “Fim de Carreira do Aécio e seu Vice Adão”. A então reitora enviou o nome dele à Secretaria de Segurança sob acusação de “incitação à violência, vandalismo e consumo de drogas”.

RECURSO 

O ex-aluno diz que Cintra foi filiada ao PSDB até 2012 e que sofreu “perseguição política”. A defesa da ex-reitora diz que vai recorrer da decisão.


O humorista Marcelo Madureira
O humorista Marcelo Madureira - Ricardo Borges/Folhapress

O humorista Marcelo Madureira, 60, comenta os 60 anos da Ilustrada

A Ilustrada já nasceu paradigma de caderno cultural de toda a imprensa. Vanguardista, na forma e no conteúdo. Não sabia que temos a mesma idade. Rapidamente concluo que, apesar da marcha inclemente do tempo, tanto eu quanto ela continuamos ousados, contemporâneos , fontes inesgotáveis de informação e opinião relevante.


ÔNIBUS CHEIO 

Organizadoras de excursões para a Casa Dom Inácio de Loyola, onde João de Deus prestava atendimentos em Abadiânia, no interior de Goiás, procuraram a ONG Vítimas Unidas, criada por pacientes abusadas pelo médico Roger Abdelmassih.

CULPA MINHA 

“Elas me dizem que ele atingiu mais do que a fé delas. Ele mexeu com a ética profissional”, diz Maria do Carmo Santos, presidente da ONG. Segundo ela, essas mulheres, mesmo sem sofrer assédio, também são vítimas, porque se sentem culpadas.

SILÊNCIO 

“Uma delas me disse não ter coragem de perguntar para as clientes se alguma chegou a ser assediada”, afirma.

SETE ONDAS 

As diárias para as poucas pousadas que ainda têm quartos disponíveis para o período de Réveillon em Fernando de Noronha podem chegar a R$ 2 mil atualmente. Os hotéis já estão com lotação total. A ilha é destino de celebridades para a virada do ano. 

PAPAI NOEL 

O rapper Projota irá realizar no domingo (16) a segunda edição do “Rap no Lauzane” —show beneficente que arrecada brinquedos para crianças carentes. O evento será na Fábrica de Cultura de Nova Cachoeirinha, no bairro de Lauzane Paulista, periferia da zona norte de São Paulo. 

PAPAI NOEL 2 

Para entrar no show é necessário doar um brinquedo em bom estado. Projota entrega pessoalmente as doações para as crianças do bairro onde cresceu.

FOREVER YOUNG 

A banda Vanguart está no Estúdio Tambor, no Rio, gravando um álbum com canções de Bob Dylan. As músicas “Just Like a Woman”, “Like a Rolling Stone” e “Make You Feel My Love” estarão no repertório do CD, que será lançado em 2019.


FIM DE ANO

O Instituto de Defesa do Direito de Defesa (IDDD) fez jantar beneficente na quarta (12), no Lions Nigthclub, em SP.  Os advogados Pierpaolo Bottini, Fábio Tofic Simantob, José Luiz de Oliveira Lima e Marco Aurélio de Carvalho estiveram lá. Os também advogados Marina Dias Werneck de Souza, Dora Cavalcanti e Augusto de Arruda Botelho compareceram. 


CURTO-CIRCUITO

O Theatro São Pedro promove o Ocupa São Pedro. De sexta (14) a domingo (16). 

O Bourbon Street Fest, em Moema, celebra 15 anos. De sexta (14) a domingo (16).

O Santa Luzia passa a vender a torta de brigadeiro belga da doceira Paola Braune.

Cadão Volpato lança o livro “À Sombra dos Viadutos em Flor”. Sexta (14), às 19h, na livraria Tapera Taperá. 

A festa Javali realiza a sua 100ª edição. Sexta (14), em SP. 

com BRUNA NARCIZOBRUNO B. SORAGGI e VICTORIA AZEVEDO

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.