Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Antropóloga brasileira é convidada a debater fenômeno Bolsonaro em 18 universidades dos EUA

A viagem foi financiada por uma rede de centros e departamentos acadêmicos dos EUA

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O presidente Jair Bolsonaro
O presidente Jair Bolsonaro - Pedro Ladeira/Folhapress

A antropóloga Rosana Pinheiro-Machado foi convidada para fazer palestras em 18 universidades dos Estados Unidos para debater o fenômeno Jair Bolsonaro.

MITO 

Pinheiro-Machado usará dados de sua pesquisa de dez anos realizada em uma comunidade de 50 mil pessoas de Porto Alegre. Ela vai falar sobre a queda do lulismo, a ascensão do bolsonarismo e as suas possíveis semelhanças com o governo de Donald Trump e a onda de extrema direita global.

AGENDA 

O convite foi feito pela San Diego State University, que promove o tour que começa dia 26 de janeiro. Columbia, Brown University, Penn, Cornell University e University of California-Los Angeles, também estão entre as instituições de ensino que integram a turnê. 

EU PAGO 

A viagem foi financiada por uma rede de centros e departamentos acadêmicos dos EUA, especialmente das áreas de ciências sociais e de América Latina.

CARTEIRA 

O número de famílias paulistanas endividadas registrado em dezembro de 2018 foi o menor desde fevereiro de 2017. Os dados são de pesquisa da Fecomercio-SP, que mostrou que 48,7% dos lares da capital possuíam algum tipo de dívida. No mesmo mês em 2017, o índice marcou 56,3%.

LEVE 

De acordo com o levantamento, de novembro para dezembro de 2018, 284 mil famílias deixaram de estar endividadas —hoje, 1,9 milhões de lares têm alguma conta atrasada. 

CREDIÁRIO

A principal dívida é o cartão de crédito, citada por 70,6% (em novembro, eram 70,9%). Em segundo lugar, com 13,2%, estão os carnês. Em seguida são mencionados financiamento de carro (12%) e crédito pessoal (10,6%). 

PÁGINAS 

O presidente do partido de Jair Bolsonaro (PSL), Luciano Bivar, está finalizando um livro que pretende lançar primeiro nos Estados Unidos. 

PIMENTA 

“Será um romance bem picante. O cenário é Nova York”, diz ele, que esteve na cidade americana em reunião com um agente literário. O nome da obra será “50 Formas de Amar, Uma É Matar”.


PRAIA E SOL

Os atores Jesuita Barbosa, Rafael Vitti, Débora Nascimento e Camila Queiroz estão no elenco da novela “Verão 90”, da Globo, que teve evento de lançamento realizado na quinta (17), no Rio de Janeiro. 


EM NOME... 

Uma agente de saúde transexual homenageou o padre Julio Lancellotti, coordenador da Pastoral da Rua, ao escolher o seu nome de mulher. Na terça (15), Alessandra Lancellotti Sousa retirou a sua nova certidão de nascimento, com o gênero feminino.

... DO PAI 

“A vida me deu ele como um pai”, diz Alessandra. O clérigo a ajudou a se adaptar e a arrumar emprego em SP quando ela chegou de Presidente Prudente (SP), em 2017. “No interior, os padres têm repulsa da gente.”

AMÉM 

O padre diz se sentir “tocado pelo carinho”. “Ela perguntou se eu aceitava [que seu nome fosse usado] e eu disse que tudo bem. Ela está fazendo um caminho de emancipação.”

IMERSÃO 

A primeira edição da residência artística Sala Vazia, que será realizada em Fortaleza entre fevereiro e maio deste ano, recebeu 112 inscritos de sete países —SP foi o segundo estado com mais interessados. 


ARTE COLETIVA

O galerista Marcos Amaro e o curador Ricardo Resende foram à abertura da exposição do Atelier do Centro, na Emmathomas Galeria, na terça (15). O arquiteto Rodrigo Ohtake e os artistas Luca Parise, Anna Israel e Gabriel Botta, ao lado de sua mãe, a atriz Tania Bondezan, passaram por lá.


CURTO-CIRCUITO

Luque Daltrozo e Bruno Girello conversam neste sábado (19) sobre produção de teatro no primeiro encontro de um ciclo de debates com a equipe criativa da peça “Interlúdio”, que estreia em 8/3. Todo sábado, no Sesc Consolação.

O Projeto Educacional Amiga Zetta Brasil faz evento em prol dos animais. Neste sábado (19), na Casa de Acolhimento de Crianças e Adolescentes, em Osasco. 

O baterista japonês Masa se apresenta no domingo (20) na Japan House, na avenida Paulista. Às 11h e às 15h.

com BRUNA NARCIZO (interina), BRUNO B. SORAGGI e VICTORIA AZEVEDO

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.