Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Governo Bolsonaro

Militares têm sabatinado especialistas para cargos no governo de Bolsonaro

Triagem serve para saber se as pessoas estão alinhadas com as ideias da nova administração

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O presidente Jair Bolsonaro na cerimônia de transmissão de cargo do ministro da Defesa
O presidente Jair Bolsonaro na cerimônia de transmissão de cargo do ministro da Defesa - Pedro Ladeira/Folhapress
São Paulo

A seleção de especialistas da burocracia em Brasília para ocupar cargos técnicos no governo de Jair Bolsonaro está passando, em muitos casos, pelo crivo de militares, que chegam a sabatinar os candidatos.

DE CORAÇÃO 

A triagem serve para saber se as pessoas estão alinhadas com as ideias da nova administração. 

DE CIMA 

Ela era habitual em governos anteriores —mas as entrevistas eram feitas sempre pelos titulares civis dos órgãos em que as pessoas eram chamadas para trabalhar. Ou pelos que seriam seus superiores imediatos.

MESA VIRADA  

A participação de militares não é a única coisa que tem chamado a atenção. Os termos usados nas conversas também são novidades, bem como o aviso de que a mudança de políticas públicas será radical.

VENENOSA 

A proibição de que jornalistas e convidados entrassem com maçãs no Congresso —havia o temor de que elas pudessem ser atiradas em Bolsonaro ou em outras autoridades— foi inútil: a máquina que vende refrigerantes e comidas na entrada do Senado disponibilizava a fruta.

PASSE LIVRE 

A mega-estrutura de segurança montada para a posse de Bolsonaro no Palácio do Planalto não se repetiu no dia seguinte: o detector de metais da garagem quebrou. E todos os visitantes, servidores —e jornalistas— entraram no prédio sem revista ou raio-X.

CADÊ? 

O coquetel no Itamaraty, tão disputado, decepcionou convidados de Bolsonaro. Eles mal viram o presidente ou os ministros, que ficaram numa sala VIP. O salão estava arrumado —mas logo ficou vazio.

CASA NOVA 

Mônica Benício, viúva da vereadora Marielle Franco, deve trabalhar em Brasília neste ano, na assessoria técnica da bancada do PSOL. 

CASA NOVA 2 

A ideia é que ela represente o legado da vereadora, ajudando na elaboração de projetos afinados com as ideias dela. 

 

E que defenda que o assassinato seja desvendado e os criminosos, julgados e condenados.


 

O músico Carlinhos Brown
O músico Carlinhos Brown - João Miguel Junior/Globo

NOVOS CANTOS

“São tardes de olhos marejados e com essa catarse que as crianças têm provocado em nós”, diz Carlinhos Brown sobre o programa The Voice Kids, da Globo, do qual ele participa; a nova edição da atração estreia no domingo (6)


VOZ... 

A audiência pública para discutir o projeto das torres que Silvio Santos quer construir ao lado do Teatro Oficina, no Bexiga, será realizada no dia 4 de fevereiro. 

... DO POVO 

Em setembro, o ex-secretário estadual da Cultura Romildo Campello acatou um pedido do vereador Gilberto Natalini (PV) para que a consulta popular fosse marcada.

RANKING 

As cidades de Buenos Aires, Nova York, Orlando, Miami e Lisboa estão no topo da lista de destinos internacionais mais requisitados pelos brasileiros neste verão, segundo pesquisa da agência online de viagens Decolar.


ENERGIAS RENOVADAS

A cantora Anitta fez show de Réveillon na festa John John Rocks em Jericoacoara. O ex-jogador Kaká, a sua noiva, Carol Dias, o empresário Rafael Lobo e o ator Paulinho Vilhena curtiram a virada do ano em Fernando de Noronha. O jogador da seleção de futebol da Islândia Rurik Gislason e a sua namorada, a modelo Nathalia Soliani, celebraram no hotel Emiliano, no Rio.


CURTO-CIRCUITO

O musical “A Bela e a Fera” abre a temporada 2019 do Theatro NET São Paulo, com Flávia Mengar. A partir de amanhã (4) até o dia 27 deste mês.

O cantor Marcelo D2 faz show de estreia da turnê “Amar É para os Fortes”. No domingo (6), no morro da Urca, no Rio de Janeiro. 

A cantora Juçara Marçal faz o show “Comme à la Radio”, em que apresenta músicas da artista francesa Brigitte Fontaine. No dia 12 deste mês, no Sesc Pinheiros. 

Começa no sábado (5) a 30ª edição do Festival de Férias do Teatro Folha, no Shopping Pátio Higienópolis.

com  BRUNA NARCIZO, BRUNO B. SORAGGI e VICTORIA AZEVEDO

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.