Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Governo Bolsonaro

Reunião de governadores com Moro vira sessão de lamentos e pedidos de recursos

O ministro da Justiça lançou o pacote anticrime na segunda (4)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O ministro da Justiça e da Segurança Pública, Sergio Moro, em reunião com governadores
O ministro da Justiça e da Segurança Pública, Sergio Moro, em reunião com governadores - Marcelo Camargo/Agência Brasil

A reunião entre o ministro da Justiça e da Segurança Pública, Sergio Moro, e os governadores na segunda-feira (4), para a apresentação de seu projeto anticrime, virou em determinado momento uma sessão de lamentos e reclamações por mais recursos.

DÁ CÁ... 

Enquanto o ministro vendia seu peixe, pelo menos cinco dos governadores presentes, segundo relatos, pediam que Moro ajudasse a viabilizar a liberação de recursos do fundo penitenciário, destinado aos presídios, e do fundo de segurança.

NO MÍNIMO 

O raciocínio de alguns governadores é o de que não adianta endurecer o cumprimento de penas se não há recursos para construir ou ampliar presídios, hoje superlotados.

UMA MÃO... 

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM-GO), propôs que seja criado um acordo de cooperação para facilitar o envio direto de reforço policial aos estados que enfrentam situações como a do Ceará, com ataques recentes de organizações criminosas.

...LAVA A OUTRA 

“Goiás enviou bombeiros e cães especializados para Brumadinho [depois do rompimento da barragem da Vale], em Minas Gerais. Não poderia enviar pessoas com boa experiência no combate à ação de facções criminosas para o Ceará?”, questiona.

CASA 

A possibilidade de que Lula seja transferido para o sistema prisional do Paraná depois da segunda condenação criminal assustou pessoas ligadas ao petista. 

CASA 2 

Advogados dele, no entanto, duvidam que a transferência possa ocorrer já que o ex-presidente ainda não foi sentenciado definitivamente em nenhum processo. 

 

Lembram ainda que outros ex-mandatários brasileiros jamais foram colocados em prisões comuns.

CASA 3 

A condenação reforçou a certeza de que dificilmente o ex-presidente será libertado nos próximos anos. A esperança agora recai sobre a possibilidade de uma prisão domiciliar.


OITO DÉCADAS

Os cantores Jair Oliveira e Luciana Mello fizeram show em homenagem ao seu pai, Jair Rodrigues, no Theatro Net, em São Paulo, na quarta (5). O empresário Aristeu Batista, sua mulher, Carla, o presidente da HP Brasil, Claudio  Raupp, a mulher, Adriana Fonseca, e o também empresário Branco Gutierrez estiveram lá.


VERMELHO 

Promotores e procuradores do Ministério Público do Estado de SP (MPE) estão com o pagamento das indenizações de férias não gozadas atrasados. 

CONGELADO 

O motivo seria um decreto de execução orçamentária do Estado de SP que congelou a revisão dos recebimentos planejados até abril. 

MESA 

O MPE diz que as negociações com o governo estão em andamento. “O decreto é uma referência que não impede as negociações até abril”, diz o subprocurador-geral de Justiça, Paulo Sérgio de Oliveira e Costa. 

LIXO 

Horários de coleta seletiva de lixo em cada bairro de SP poderão ser consultados no site Recicla Sampa, que será lançado nesta quinta (7). A iniciativa é resultado de uma parceria entre as concessionárias Loga e EcoUrbis e tem apoio da Amlurb. 

ESQUINA 

A Nascimento Música, selo criado por Milton Nascimento, voltará a trabalhar com outros artistas em 2019. O filho de Milton, Augusto, assinou o gerenciamento da banda Beraderos —grupo fundando pelos atores Danilo Mesquita e Ravel Andrade.

ESQUINA 2 

Augusto ainda acertou o lançamento do primeiro disco do baixista Alexandre Ito, gravado em parceria com Robertinho Silva. Show com os novos artistas também estão programados. 

INÉDITA 

A obra “Um Pescador”, de Tarsila do Amaral, será exposta pela primeira vez no país, em abril, em uma exposição no Masp. 

VOLTA  

Outro trabalho da mostra é “A Cuca”, que não é exibido no Brasil há 17 anos. A primeira está no museu Hermitage, na Rússia, e a segunda, no Museu de Grenoble, na França.


EVENTO COLETIVO

Os artistas Isabelle Ribot, Márcia Granero, William Baglione e Lucrécia Couso expõem seus trabalhos na mostra “(R).existência”, inaugurada na Galeria Zero na semana passada. 


CURTO-CIRCUITO

CEOs de empresas como DHL e JTI participam do jantar de premiação de melhores práticas de RH do Top Employers Institute. Nesta quinta (7), no Buffet Torres.

O espaço Arca, em São Paulo, recebe nesta quinta (7) o Mercedes-Benz Night.

A banda Ave Sangria lança na sexta (8) a nova música “Dia a Dia”, em plataformas digitais.

A Associação Buriti de Arte, Cultura e Esporte repassou em 2018 R$ 37.326 a projetos e ações sociais para crianças e adolescentes. 

com  BRUNA NARCIZO, BRUNO B. SORAGGI e VICTORIA AZEVEDO

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.