Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Guedes tentava convencer Bolsonaro antes de vazamento de reforma da Previdência

A equipe do ministro queria que o presidente a defendesse as ideias para suportar a resistência das alas política e militar do governo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

 

A minuta de reforma da Previdência elaborada pelo Ministério da Economia já havia sido enviada há alguns dias ao presidente Jair Bolsonaro. A ideia da equipe de Paulo Guedes era convencê-lo a defender as ideias para suportar a resistência das alas política e militar do governo, e também de setores do parlamento. A divulgação antecipada prejudicou a estratégia.

O presidente Jair Bolsonaro
O presidente Jair Bolsonaro - Pedro Ladeira/Folhapress

PANELA 

O vazamento, na visão do grupo, fez com que Bolsonaro passasse a sofrer pressões contra a proposta sem ainda estar seguro de que deve defendê-la. Há um temor de que ela vá para o arquivo. 

TEMPO 

Segundo um integrante da equipe, foram 50 dias de trabalho para chegar a uma minuta a ser encaminhada ao presidente. Uma das propostas mais polêmicas é a que prevê aposentadoria de 65 anos tanto para homens quanto para mulheres.

DO CONTRA 

Emissários de Guedes estão entrando em contato com governadores de oposição para conversar sobre a reforma. Um dos primeiros procurados foi Wellington Dias (PT), do Piauí. Mauro Benevides Filho, considerado braço direito de Ciro Gomes para assuntos econômicos, também foi contactado.

LISTA 

A ministra Damares Alves, da Mulher, Família e dos Direitos Humanos, pretende tornar públicas as indenizações pagas a todas as pessoas anistiadas pelo governo. A lista completa dos beneficiários já é divulgada pelo Ministério da Justiça —mas sem os valores que elas recebem.

LISTA 2 

Um dos mais recentes pedidos de indenização, de R$ 10 mil mensais, foi feito por Dilma Rousseff.

TOMANDO NOTA 

O Instituto dos Advogados de São Paulo (Iasp) criou uma comissão para analisar o pacote de medidas anticrime apresentado pelo ministro da Justiça e da Segurança Pública, Sergio Moro, na segunda (4). O grupo estudará o material para fazer críticas ou sugestões ao texto enviado ao Congresso.

NOTA 2 

Moro participa de almoço do Iasp na quinta (7), em SP.


A cantora Alice Antunes
A cantora Alice Antunes - Karime Xavier/Folhapress

CONFETE E SERPENTINA

A cantora e compositora Alice Antunes volta aos palcos com o projeto “Carnaval da Alice”; no show, que será no dia 23 de fevereiro, ela também apresentará pela primeira vez a sua nova música autoral, “Batucada na Favela”.


ALALAÔ 

A Secretaria Municipal das Subprefeituras vai receber nesta quarta (6) as propostas dos patrocinadores para o Carnaval de Rua 2019 de São Paulo. A empresa que apresentar a maior oferta será a vencedora do pregão. O valor mínimo é de R$ 15 milhões.

ALALAÔ 2

A pasta afirma que tem realizado, desde agosto, reuniões com representantes dos blocos e demais órgãos envolvidos na festa de rua. São esperados mais de cinco milhões de foliões nas 530 agremiações que desfilarão pela capital.

CLÁSSICO DOS CLÁSSICOS 

Uma cópia restaurada do filme “Pixote - A Lei do mais Fraco”, do cineasta Hector Babenco, será exibida em sete das 20 salas do circuito de cinemas da Spcine, agência paulistana de fomento ao cinema.

ARQUIVO B 

Outros sete clássicos do diretor, como “O Beijo da Mulher Aranha” e “Carandiru”, passam a integrar o catálogo da plataforma de vídeo sob demanda Spcine Play. Babenco completaria 73 anos na quinta-feira (7).

VIDA NOVA 

O ex-secretário municipal de Educação Alexandre Schneider está saindo do PSD. Ele considera a militância partidária incompatível com sua nova trajetória profissional, de consultor da Fundação Lemann e pesquisador do Centro de Economia do Setor Público da FGV.

TABUADA 

O advogado Luiz Gustavo Antônio Bichara assumirá a recém-instalada procuradoria especial de direito tributário da OAB. Ele foi designado pelo novo presidente da entidade, Felipe Santa Cruz.

TROCA 

O vereador Beto do Social (PSDB) assume o cargo de vereador como suplente de David Soares (DEM-SP), que foi eleito deputado federal.


DEIXA A VIDA ME LEVAR

O cantor Zeca Pagodinho comemorou os seus 60 anos, na Cidade do Samba, no Rio, na segunda (4). O rapper Marcelo D2, a apresentadora Cissa Guimarães e o ex-jogador Ronaldinho Gaúcho estiveram lá. Os compositores Marcos Valle e Yamandu Costa, a atriz Débora Bloch, sua filha, Júlia Anquier, o também compositor Moacyr Luz e a jornalista Marluce Martins compareceram. 
 


CURTO-CIRCUITO

Maria Prata faz a mediação de uma conversa sobre mobilidade urbana e moradia do futuro. Os CEO’s da Vitacon, Easy Taxi, Rappi e Christian Barbosa participam do evento nesta quarta (6). A partir das 19h, no MIS.

A cantora Pabllo Vittar lança o álbum “Não Para Não”. Na quinta (7), às 18h, na Saraiva do shopping Pátio Paulista.

O livro “A Evolução da Jurisprudência Ambiental” será lançado na quinta (7). Às 17h, no Tribunal de Justiça do Estado de MG. 

com BRUNA NARCIZO, BRUNO B. SORAGGI E VICTORIA AZEVEDO.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.