Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

'Racismo é coisa séria que está sendo misturada com coisa inútil', diz Gloria Maria

Apresentadora foi uma das convidadas presentes no baile da Vogue, em São Paulo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A jornalista Gloria Maria no baile da Vogue, em SP
A jornalista Gloria Maria no baile da Vogue, em SP - Greg Salibian/Folhapress

“Eu, como negra, posso dizer: não vi nenhum tipo de racismo ali”, diz a jornalista Gloria Maria durante o baile da Vogue, no Hotel Unique, em São Paulo. “Racismo é uma coisa muito séria que está sendo misturada com muita coisa inútil”, emenda.

Ela se refere às imagens em que Donata Meirelles, ex-diretora de estilo da revista Vogue Brasil, aparece em meio a mulheres negras vestidas de baianas. As fotos, tiradas na festa de aniversário de Donata, repercutiram mal, e houve pessoas que a acusaram de racismo.

A polêmica fez com que ela se demitisse do cargo. Na esteira do episódio, o tradicional baile de Carnaval da revista foi postergado do dia 21 de fevereiro para o sábado passado (23).

Depois de adiado, o baile trocou a atração principal: no lugar de Ivete Sangalo cantou Jorge Ben Jor. A assessoria do evento afirma que a mudança se deu por questão de agenda de Ivete.

Em 2016, quando o tema do baile foi “Pop África”, a ex-consulesa da França Alexandra Loras adotou como passatempo contar os “poucos negros” que estavam lá convidados, como ela.

Depois da polêmica neste ano, Alexandra procurou a Vogue e pediu convites para dar a amigos negros —recebeu 26 ingressos. “Precisamos enegrecer esses espaços da elite. Fiquei muito feliz. Queria trazer essa diversidade que queremos ver em todo o Brasil”, diz ela.

Daniela Falcão, diretora-geral da editora Globo Condé Nast, que publica a Vogue Brasil, diz que não cabe a ela avaliar as imagens da festa de Donata —na qual esteve presente.

“A gente queria que ela [Donata] ficasse. Foi uma opção dela [sair]. E a gente perdeu muito.”

Leia a coluna completa aqui.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.