Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Fernando Holiday diz que 'vereadores não trabalham', e parlamentar quer sua cassação

Fala foi feita em sessão nesta quarta (4); Camilo Cristófaro chama democrata de 'farsa' e 'moleque'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O vereador paulistano Fernando Holiday (DEM) irritou seus colegas da Câmara Municipal de São Paulo nesta quarta (4) ao dizer mais de uma vez que "vereadores não trabalham". Assista ao vídeo abaixo. 

A fala foi feita durante debate sobre um projeto de lei sobre aumento de licença paternidade para servidores municipais. Em meio ao seu discurso, Holiday repetiu uma afirmação que ele fez ao programa do apresentador Danilo Gentili, no SBT. 

"Ele [Gentili] me perguntou: 'Os vereadores na Câmara Municipal trabalham?' Eu disse: 'Não'. É uma triste realidade, mas a maioria dos vereadores não trabalham", afirmou. 

Os parlamentares presentes na sessão se revoltaram, e Holiday se exaltou. "Eu não estou voltando atrás na minha fala. Se vossas excelências querem que eu repita, eu repito: A maioria dos vereadores desta Casa não trabalham!"

O vereador Camilo Cristófaro (PSB) diz que na terça-feira (10) vai entregar na reunião de líderes "o pedido de cassação deste moleque". "Não sou vagabundo. Trabalho como um burro de carga", diz ele. 

Para Cristófaro, Holiday "não comparece a encontros de comissões", "nunca foi às ruas da cidade" e "é um garoto malandro que usa o método de denegrir os colegas para se promover". "Ele é uma farsa, e como farsa se trata expurgando da sociedade, e esta é o legislativo municipal", completa ele.

Na sessão, o vereador Adilson Amadeu disse que considera Holiday "um dos grandes políticos da nação", e acrescentou que "a repercussão que dá a sua fala hoje no Brasil é muito grande".

"E você [Holiday] aqui nessa Casa é um menino, político, nobre vereador, querido. Mas... Eu estou fazendo a minha defesa. Eu trabalho!", concluiu Amadeu.

Para a vereadora Adriana Ramalho (PSDB), a fala de Holiday "causou revolta por ser injusta". "Concordar ou não com a atuação de cada vereador é legítimo, mas basta ver as redes sociais para constatar que todos estamos nas ruas todos os dias, trabalhando", diz ela. 

"Também basta ver as redes sociais para constatar que o vereador Fernando Holiday tem opiniões sobre tudo e vive viajando o Brasil, mas não se vê trabalho pela cidade da qual ele é vereador", complementa Ramalho. "[As periferias carentes] agradeceriam se ele polemizasse menos e agisse mais."

À coluna, Holiday afirma que "não disse que todos eles não trabalham".

"Eu disse que a maioria não trabalha. E o critério que eu usei é que a maioria dos vereadores só ficam quando tem votação de projeto do Executivo. Depois, vão embora. Não ficam para votar projetos dos próprios vereadores. Então esses que não ficam, na minha concepção não trabalham", diz. 

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.