Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

STF teve aumento de 25% no número de visitantes em 2019

O maior interesse é creditado, entre outras coisas, ao fato de a corte ter destaque na mídia

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O número de visitantes no STF (Supremo Tribunal Federal) aumentou 25% neste ano, em relação a 2018. O interesse é creditado, entre outras coisas, ao fato de a corte, mesmo atacada, estar sempre em destaque na mídia —a cada dia, os ministros recebem um resumo de 200 páginas do que é publicado sobre o tribunal.

Fachada do Supremo Tribunal Federal
Fachada do Supremo Tribunal Federal - Luiz Silveira/Agência CNJ

BANDEIRAS 

A média mensal de visitantes passou de 1.030 em 2018 para 1.290 este ano. Os paulistas são maioria (3.745), seguidos pelos brasilienses (1.828) e mineiros (1.585). 

BANDEIRAS 2 

Os estrangeiros representam apenas 2% do total. Neste ano, o Supremo já foi visitado por cidadãos americanos, franceses, chilenos e sul-coreanos.

MEGAFONE 

E o STF já está em fase final de elaboração de um curso, presencial ou à distância, sobre o próprio tribunal. A estratégia é apresentar dados oficiais e estatísticos que demonstrem a importância dele para o país e desmitifiquem a imagem propagada por fake news. 

LUZ 

O curso, idealizado pelo assessor de Comunicação da Presidência, Adão Paulo Oliveira, abordará questões como a história do tribunal, grandes decisões, transparência e mitos e verdades sobre o STF.

TOMA LÁ 

O PSL está em pé de guerra também nos estados. No Ceará, o deputado estadual André Fernandes (PSL-CE) acusa o deputado federal Heitor Freire (PSL-CE) de usar o conselho de ética do diretório estadual do partido para intimidá-lo e expulsá-lo da legenda.

DÁ CÁ 

Na quinta (17), Fernandes usou suas redes sociais para acusar Freire de ter gravado e vazado a conversa na qual o presidente Jair Bolsonaro articula com deputados do PSL a mudança na liderança da sigla na Câmara. Ele o chamou de “canalha” e “traidor”. 

BATE 

Freire nega que tenha gravado Bolsonaro e diz que vai processar Fernandes. Ele afirma que a notificação foi motivada por denúncias de filiados sobre postagens de Fernandes contra o partido e faltas do parlamentar na assembleia. “Ele está se vitimizando.”


O cantor Criolo
O cantor Criolo - Dan Behr

TELONA

O cantor Criolo interpreta o escravo Couraça no longa “O Juízo”, dirigido por Andrucha Waddington; o filme será exibido na quinta-feira (24), no Espaço Itaú da Augusta, dentro da programação da Mostra Internacional de Cinema em SP 


PODE CHAMAR 

Um grupo de parlamentares do PT vai convidar a deputada Joice Hasselmann (PSL-SP) para prestar esclarecimentos à CPI mista das fake news sobre a postagem em uma rede social na qual ela diz não temer a “milícia digital” pró-Bolsonaro. “Não estou preocupada. Tenho coisas mais importante para resolver”, disse Joice à coluna. 

VIRTUAL 

Na sexta (18), ela postou que “não tenho medo da milícia, nem de robôs!”. “Eu sei quem vocês são e o que fizeram no verão passado”, disse. A mensagem exibe uma montagem com o rosto de Joice em uma nota de R$ 3. 

PAI E FILHO 

A imagem foi postada pelo deputado Eduardo Bolsonaro em retaliação à fala de Joice que disse que ele “não consegue nada sozinho”. Na quinta (17), ela foi destituída do posto de líder do governo no Congresso. Os dois estão em lados opostos no racha que se instalou no PSL. 

VOZ 

Os cantores Jorge Ben Jor, Emicida e Liniker e a escritora Conceição Evaristo estão entre os destaques da programação do Mês da Consciência Negra, organizado pela Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo. 

VOZ 2 

O evento, que ocorre ao longo de novembro, terá mais de 750 atividades, entre shows, encontros, espetáculos de teatro e debates, realizados em cerca de 130 pontos espalhados por todas as regiões da capital paulista.

MEDALHA 

O ex-presidente do Inpe, Ricardo Galvão, que foi exonerado após críticas a dados sobre desmatamento considerados sensacionalistas pelo governo, será homenageado com o título de cidadão paulistano em sessão solene organizada pelo vereador Xexéu Tripoli (PV-SP).

MEDALHA 2 

O artista Eduardo Srur, a jornalista chilena Paulina Chamorro, o analista ambiental do Ibama Roberto Cabral e o Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal, representado pela ativista Sônia Fonseca, também receberão honrarias. O evento ocorre  no dia 5 de novembro, na Fundação Instituto de Física Teórica.

AULA 

O escritor israelense Yuval Noah Harari, autor dos best-seller “21 Lições para o Século 21” e “Sapiens”, participará de encontro aberto ao público no Memorial da América Latina, no dia 6 de novembro. O evento, organizado pela Companhia das Letras, terá mediação do jornalista André Petry.


NOITE ARTÍSTICA

Os banqueiros Olavo Setubal Jr., acompanhado de sua mulher mulher, Nádia, e Alfredo Setubal foram a  jantar oferecido pelos empresários Matheus Farah e Bruno Setubal para os jovens patronos do Masp, em SP, na semana passada. O curador-chefe do museu, Tomás Toledo, a artista Mônica Ventura e a empresária Chris Pitanguy compareceram.


CURTO-CIRCUITO

O livro “Herói Mutilado”, da jornalista Laura Mattos, será lançado nesta terça (22). Às 19h, na Livraria da Vila da alameda Lorena. 

Benedikte Astrid Ingeborg Ingrid, princesa da Dinamarca, visita a Fundação Dorina Nowill para Cegos nesta segunda (21).

Ocorre nesta segunda (21) o bate-papo “O Cinema Uruguaio”, com mediação de Yael Steiner e Paula Cohen. No B_arco, às 20h.

Taissa Buescu comanda nesta segunda (21) coquetel de abertura da 5ª edição da Casa Vogue Experience.

com BRUNO B. SORAGGIGABRIEL RIGONI e VICTORIA AZEVEDO

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.