Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

PSL está dividido entre expulsão e suspensão de aliados de Bolsonaro

Processos, que começarão a ser analisados na próxima semana, poderão punir até 17 parlamentares

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O PSL está dividido com respeito às medidas a serem tomadas em relação aos deputados aliados de Jair Bolsonaro. Uma parte da direção do partido defende a expulsão pura e simples deles. A outra prefere a suspensão.

O presidente Jair Bolsonaro durante solenidade no Palácio do Planalto - Pedro Ladeira/Folhapress

PORTA

A expulsão poderia gerar um debate no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sobre a possibilidade de os deputados rechaçados entrarem em outro partido.

FANTASMA

Já a suspensão os transformaria em "zumbis", na palavra de um dirigente. Eles permaneceriam na legenda, mas sem poder desenvolver nenhuma atividade de destaque no Parlamento.

COMPANHIA

Os processos começam a ser analisados pelo conselho de ética do PSL no dia 19. Até 17 parlamentares, federais e estaduais, poderão sofrer alguma punição. Entre eles, Eduardo Bolsonaro, filho do presidente.

CASOS DE FAMÍLIA 

O empresário, fotógrafo e trineto de dom Pedro 2º, João de Orleans e Bragança, diz ter “pena” do seu primo e deputado Luiz Philippe de Orleans e Bragança (PSL-RJ) “por ele ter se metido com esse nível de gente” —referindo-se ao grupo ligado a Bolsonaro no parlamento.

REPÚBLICA 

“Olha o baixo nível. O nível de discriminação”, afirma Joãozinho, que, assim como o primo, também é chamado de príncipe. “É gente desqualificada para lidar com a ‘res publica’, a vida pública. Gente que não poderia estar na política participando do destino do Brasil.”

INTIMIDADE 

Na quinta (13), o deputado Alexandre Frota (PSDB-SP) contou que o presidente Jair Bolsonaro perguntou se Luiz Philippe era gay antes de desistir de indicá-lo como vice em sua chapa. “Não sou gay nem sei onde é que faz suruba”, disse o deputado em áudio enviado a um grupo de ativistas comentando a polêmica.

TAMO JUNTO 

Apesar de discordar do posicionamento político de Luiz Philippe, Joãozinho diz que não interessa se ele é gay ou não e que está ao lado dele em meio a “essa fofocada”. “Se eu fosse dar um conselho seria o de ele se afastar dessa gente”, afirma Joãozinho.


MULHERES NOTÁVEIS 

A atriz Camila Pitanga foi mestre de cerimônia do jantar de gala da BrazilFoundation, entidade que tem Flávia Alessandra como embaixadora. O encontro ocorreu na Casa Fasano, na quarta (13), e contou com show da cantora Xênia França. A modelo Laura Neiva e a filósofa Sueli Carneiro estiveram no evento, assim como a atriz Suzana Pires.


RESCISÃO 

O CCSP exonerou seu curador de música, Alexandre Matias, que ocupava o cargo há quase três anos. Ele contesta a demissão: “Aumentei a frequência de público e fiz com que a casa voltasse ao mapa cultural”. E diz ter ouvido da diretora do espaço, a jornalista Erika Palomino, que “música não é prioridade”.

RÉPLICA 

“Todas as curadorias são prioridade no CCSP. E o espaço musical, a sala Adoniran Barbosa, já são consolidados”, rebate Erika.

FORMATO 

Segundo ela, a ideia é adotar um novo modelo de curadoria: uma comissão, que deve ser definida em dezembro. “Queremos tornar a programação mais plural”, diz Erika.

PLACA

A Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de São Paulo vai mudar de nome. Na semana que vem ela passa a se chamar Instituto Jô Clemente. O nome é inspirado em uma das fundadoras da Apae na capital paulista.

PLACA 2 

O objetivo da alteração é ampliar a atuação em prol da inclusão social de pessoas com deficiência intelectual, hoje restrita ao município de São Paulo, para o resto do país. Outras Apaes continuarão com o mesmo nome. 

ALTAR

O PTinder, página de paquera que se propõe a juntar pessoas de esquerda solteiras para namorar, já tem um casamento marcado. Ele, João Julio de Oliveira, é economista e mora em Brasília. Ela, que se identificou na internet como Mariúcha, é de Chapecó, Santa Catarina.

CASA NOVA 

Os dois começaram a trocar mensagens, se conheceram e decidiram juntar os talheres, numa cerimônia prevista para abril. Ele se mudará para a cidade dela.

TESTE 

O PTinder, criado pela advogada Maria Goretti Nagime, do grupo Prerrogativas, ainda funciona só no Instagram —o aplicativo ainda está em desenvolvimento.


PARA VER

O Centro Cultural Banco do Brasil, em SP, abriu a exposição “Linhas da Vida”, da artista Chiraru Shiota, na terça (12). A presidente do MAM-SP, Mariana Berenguer, e a colecionadora Camila Yunes Guarita passaram por lá.


CURTO-CIRCUITO

A Montblanc do Shopping Iguatemi disponibiliza ao público um simulador de Fórmula 1. Até domingo.

O Centro Israelita de Apoio Multidisciplinar recebe o troféu Você e a Paz. No domingo (17), às 17h, no Memorial da América Latina.

Os shoppings Pátio Paulista e Metrô Itaquera disponibilizam pontos de coleta da campanha Natal Sem Fome. Até o dia 20.

com BRUNO B. SORAGGIGABRIEL RIGONI e VICTORIA AZEVEDO; colaborou BIANKA VIEIRA

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.