Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Toffoli determina que 3º colocado ocupe o lugar da senadora Juíza Selma, a 'Moro de saia'

Decisão atende pedido do governo de Mato Grosso

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, concedeu liminar para que o candidato a senador mais bem votado pelo Mato Grosso entre os não eleitos ocupe interinamente o cargo da senadora cassada Selma Arruda (Podemos-MT)

Conhecida como 'Moro de saia', Selma teve o mandato cassado em dezembro do ano passado. Ela foi condenada por abuso de poder econômico e captação ilícita de recursos durante a campanha de 2018. 

A decisão de Toffoli atende pedido feito pelo governo daquele estado. Quem assumirá é o candidato e ex-governador do MT Carlos Fávaro (PSD), terceiro colocado nas eleições de 2018 --que selecionou duas vagas. 

​Os suplentes da senadora, Gilberto Possamai e Clerie Fabiana Mendes, também foram cassados. Com isso, o TSE determinou a realização de nova eleição em Mato Grosso para preencher a cadeira que será deixada por ela no Senado.

Argumentando que sem um senador a representação do estado ficaria comprometida na casa, o que fere o princípio da igualdade previsto na Constituição, o governo matogrossense entrou com uma ação de descumprimento de preceito fundamental. Outro pedido semelhante é movido pelo PSD.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.