Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Coronavírus

Demanda explode e hospital Albert Einstein limita exames para coronavírus

Hospital decide que só pacientes com sintomas mais graves poderão fazer o teste; ideia é não esgotar capacidade e destinar os recursos a quem precisa

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O Hospital Israelita Albert Einstein decidiu suspender, a partir desta segunda (16), todos os exames de coronavírus feitos em pacientes que vão ao hospital com pedidos de médicos particulares. A coleta domiciliar também será interrompida.

A instituição decidiu limitar os exames exclusivamente a quem apresenta sintomas mais fortes da doença, como febre. Cada caso será avaliado na hora pelos profissionais de saúde do hospital.

"Se fizermos exames em todo mundo, apenas para tirar alguma dúvida, a nossa capacidade se esgotará e não teremos kits para os casos mais graves, em que eles são realmente necessários", diz o presidente do hospital, Sidney Klajner.

Segundo ele, o hospital tem capacidade para fazer 3.500 exames por dia. No começo, todas as pessoas que iam ao hospital eram atendidas, em especial as que tinham feito viagens ao exterior.

A demanda, no entanto, explodiu: desde o fim de semana, o número de pessoas que procuram o hospital para fazer o exame varia de 1.500 a 1.700 por dia.

No total, o Einstein já fez 7.771 testes de coronavírus. Até agora, 3.336 já tiveram resultado. O hospital não divulga o número de casos confirmados porque precisa antes passar as informações oficialmente para o Ministério da Saúde.

Os últimos dados divulgados, na quinta (12), mostravam que 98 casos tinham dado positivo.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.