Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Coronavírus

Juiz cita Churchill contra Hitler para negar prisão domiciliar em meio à Covid-19

'Neste contexto de epidemia, não podemos nos abalar', afirma magistrado em decisão

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Um juiz de Presidente Prudente (SP) negou um pedido de prisão domiciliar a usando em sua argumentação ações do ex-primeiro ministro Winston Churchill contra a Alemanha nazista de Adolf Hitler.

A ação solicitava o benefício a um detento "em razão da epidemia de Covid-19 diante da precariedade do sistema penitenciário" --argumento ao qual o magistrado chamou de "falacioso em si mesmo".

"Em tempos como estes que estamos vivenciando evento com consequências globais é sempre bom recordarmos de eventos passados para neles nos inspirarmos", afirma o juiz Atis de Araujo Oliveira em seu despacho.

"No velho mundo durante os anos 20 e especialmente os anos 30 do século 20 —naquilo que hoje poder-se-ia afirmar como sendo uma postura politicamente correta inúmeras lideranças e pessoas formadoras de opinião adotaram uma atitude apaziguadora, complacente, benevolente, afável, compassível, condescendente com a figura do nascente e finalmente ditador tedesco."

"Uma das poucas vozes contra este estado de coisas —inclusive em dissonância com os seus próprios partidários— foi a pessoa de Winston Churchill", segue o texto. "Apesar dos seus alertas, tais lideranças chegaram mesmo a fazer um acordo com o ditador. Acordo este que iria apazigua-lo em seus desejos de expansão territorial e dominação. Inclusive mostraram orgulhosos o papel no qual tal acordo foi assinado; propagandeando que a paz mundial estava garantida em razão dele."

Segundo Oliveira, o ensinamento "posturas estabelecidas em circunstâncias como estas não são os melhores conselheiros para se enfrentar situações adversas".

"Tanto é assim que como todos sabemos a guerra teve início; os apaziguadores tiveram derrotas relâmpagos; ainda assim continuaram a exercer sua influência em busca de um novo acordo para cessação das hostilidades em curso apesar da franca e clara beligerância do ditador", argumenta ele.

"A lição que se pode extrair é de que mesmo nas situações mais dramáticas e desfavoráveis não se pode perder a perseverança nem abandonar a capacidade de luta. Assim, neste contexto de epidemia não podemos nos abalar com o momentâneo quadro desfavorável. Devemos nos inspirar nas grandes lições da história e manter a nossa perseverança."

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.