Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Juiz tranca ação contra Ricardo Salles por remover busto de Carlos Lamarca

Ministro do Meio Ambiente era acusado de crime contra o ordenamento urbano e o patrimônio cultural

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O Tribunal de Justiça de SP decidiu trancar a ação penal em que o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, era réu por ter ordenado a retirada do busto de Carlos Lamarca (1937-1971) de um pedestal em um parque público de SP.

Ele era acusado de crime contra o ordenamento urbano e o patrimônio cultural. Em agosto de 2017, quando era o secretário do Meio Ambiente de São Paulo, Salles visitou o Parque Estadual do Rio Turvo, em Cajati, no interior de São Paulo, e ordenou que um busto de Lamarca fosse retirado de seu pedestal —assim como painéis de uma exposição sobre a passagem do guerrilheiro pela região em exposição no local.

"Não se pode permitir o uso político de denúncias criminais, a cada momento feitas por promotores com suas tendências ideológicas", diz Fernando Fernandes, advogado de Salles.

O ministro foi denunciado pelo MP-SP (Ministério Público de São Paulo) em novembro de 2019 e, em dezembro, a juíza Gabriela de Oliveira Thomaze, da 1ª Vara Criminal de Jacupiranga, aceitou a denúncia e transformou Salles em réu.

Caso Salles tivesse sido condenado no episódio, ele poderia pegar de seis meses a dois anos de cadeia e ter que pagar uma multa.

O busto e os painéis removidos por ordem do secretário faziam referência ao capitão do Exército Carlos Lamarca. Entre 1969 e 1970, Lamarca e outros 16 integrantes da VPR (Vanguarda Popular Revolucionária) fizeram treinamento de guerrilha em grutas, em meio à Mata Atlântica, no Sítio Capelinha, onde hoje fica o parque. Ele foi morto numa operação militar no interior da Bahia, em 17 de setembro de 1971.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.