Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Coronavírus

Ministério Público já debate com Covas necessidade de lockdown em SP

Cidade pode entrar em colapso; em reunião virtual, prefeito disse que não consegue implementar medida sozinho

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O Ministério Público de SP já discute a necessidade de recomendar ou apoiar ação da Prefeitura de São Paulo caso ela tenha que decretar o lockdown, com restrições severas de circulação na cidade.

CHAVE 2  

Na quarta (13), procuradores fizeram uma reunião virtual com o prefeito Bruno Covas (PSDB-SP) e com o secretário municipal de Saúde, Edson Aparecido, para a abertura de um diálogo sobre o tema e a busca de informações sobre a crise do coronavírus na cidade.

DIFÍCIL 

Covas falou sobre a dificuldade de São Paulo entrar sozinho em lockdown, sem que todos os municípios da Grande São Paulo façam o mesmo —o que demandaria o apoio do governo do estado.

NA COLA 

Ele citou também a dificuldade de fiscalizar a população.

CENÁRIO 

Sem isso, e com os moradores das cidades vizinhas circulando na capital, a medida radical não teria os resultados aguardados, de contenção da disseminação do vírus.

LOTAÇÃO MÁXIMA  

O secretário Edson Aparecido apresentou números dramáticos: segundo ele, se a disseminação do vírus seguir na mesma velocidade, em duas semanas o sistema hospitalar pode ficar perto do colapso.

MÁXIMA 2 

A média diária de casos suspeitos de Covid-19 saltou de 812 em março para 3,7 mil nesta semana.

MÁXIMA 3 

Mesmo com a ampliação de leitos públicos de UTI no município, de 507 antes da pandemia para 2 mil até o fim de maio, eles podem ser insuficientes para o total de pacientes em estado grave que precisarão de atendimento.

CONSELHO 

Participaram também da reunião com Covas médicos e especialistas em saúde pública que integram um grupo de aconselhamento do MPSP, como os professores Giovanni Cerri, Mario Scheffer, Caio Rosenthal, Roberto Kalil Filho, Ester Sabino e Gonzalo Vecina.

CONSELHO 2

Não há consenso no grupo do MP sobre a necessidade de um lockdown na cidade, pela complexidade e pelo impacto da medida na vida da população.

QUARENTENA

com BRUNO B. SORAGGI, BIANKA VIEIRA e VICTORIA AZEVEDO

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.