Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Coronavírus

Justiça do trabalho manda Fogo de Chão recontratar funcionários demitidos no Rio

Rede de churrascarias quis responsabilizar governo pelo pagamento dos direitos dos empregados

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O Tribunal do Trabalho da 1ª Região determinou que a rede de churrascarias Fogo de Chão recontrate os 112 funcionários dispensados pela empresa no Rio de Janeiro em meio à pandemia de Covid-19.

Em abril, a empresa dispensou centenas de funcionários em unidades localizadas em diferentes estados do país, pagou apenas uma parte das verbas rescisórias aos demitidos e, no Rio, atribuiu ao governo do estado o pagamento do valor restante.

"A reclamada deverá comprovar a comunicação do restabelecimento do contrato aos empregados em 48 horas a partir da publicação desta decisão, por meio eletrônico (e-mail, Whatsapp ou mensagem de texto), sob pena de multa de R$ 1.000,00, por dia de atraso, por empregado", afirma decisão assinada pela juíza Ana Larissa Lopes Caraciki nesta terça (16).

A decisão é liminar, e cabe recurso. O despacho acatou parcialmente ação movida pelo Ministério Público do Trabalho do RJ. "Defiro a tutela de urgência para reconhecer a nulidade das dispensas e determinar o restabelecimento imediato dos contratos extintos a partir de 20.03.2020 (conforme limitação do pedido), no Município do Rio de Janeiro, e respectivos benefícios", afirma a decisão judicial.

"A concessão da liminar foi um passo muito importante neste momento de tão grave crise sanitária e humanitária, sobretudo no Rio de Janeiro, enquanto segundo estado mais afetado pela pandemia, por assegurar aos trabalhadores o legítimo direito a manutenção do emprego e à renda e por reconhecer a indispensabilidade do diálogo social como medida prévia à dispensa coletiva ", afirma a procuradora do trabalho Viviann Brito Mattos, uma das autoras da ação do MPT-RJ.

​A Fogo de Chão tem oito unidades no Brasil e mais 44 no exterior, nos Estados Unidos, Porto Rico, México e também no Oriente Médio. A rede pertence ao fundo de investimentos norte-americano Rhône Capital.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.