Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Coronavírus

Bares de SP vão à Justiça pedir que corte de luz seja proibido até o fim da pandemia

Donos de estabelecimentos reclamam de valores cobrados de período em que estiveram fechados

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A Associação de Bares e Restaurantes de São Paulo (Abrasel-SP) entrou com uma ação coletiva contra a distribuidora de energia elétrica Enel pedindo que a Justiça proíba a empresa de cortar o fornecimento de luz de bares e restaurantes com contas atrasadas até o fim do período de pandemia de Covid-19.

INTERRUPTOR 

A ação também pede a suspensão dos protestos em cartório feitos pela Enel referentes a estabelecimentos inadimplentes em contas de abril, maio e junho, quando estes tiveram que fechar ou funcionar parcialmente como forma de prevenção ao coronavírus.

LUZ 

Donos de restaurantes reclamam que receberam contas relativas ao período em que ficaram fechados com valores semelhantes aos meses em que funcionavam normalmente.

ENERGIA 

A Enel alega que reduziu o número de profissionais que fazem a leitura do medidor de consumo de luz durante os meses de pandemia, e com isso muitos clientes tiveram a conta emitida pela média dos últimos 12 meses. A distribuidora ainda aponta não cortará o fornecimento de luz até 31 de agosto.

"Para os imóveis que estavam fechados, como restaurantes, ou que consumiram menos do que pagaram pela média nos últimos meses, os créditos correspondentes foram lançados automaticamente na conta de energia com a retomada da leitura presencial", afirma a empresa.

QUARENTENA

com BRUNO B. SORAGGI, BIANKA VIEIRA e VICTORIA AZEVEDO

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.