Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Documentário sobre Clarice Lispector será exibido em festival virtual dos EUA

Confira os eventos marcados para os próximos dias e as iniciativas desta quarentena

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O documentário "Lispector & Eu", do diretor Ricardo Chreem com a atriz Rita Elmôr, será exibido no Inffinito Brazilian Film Festival, nos Estados Unidos, de 26 de setembro a 25 de outubro. Neste ano, devido à pandemia de Covid-19, o evento será totalmente online e poderá ser acompanhado neste endereço.

Local desconhecido, 1975. Clarice Lispector, escritora brasileira nascida na Ucrânia, na época do lançamento de seu livro "Visão do Esplendor", uma coletânea de textos sobre Brasília - Folhapress

*

A Casa Natura Musical promove a live "Afetos: Especial 20 anos sem Baden", em homenagem ao violonista Baden Powell, com os músicos e filhos do artista Marcel e Philippe Powell. A conversa ocorre neste sábado (26) às 19h. O encontro será transmitido pelo Instagram da Casa Natura Musical.

*

A Galeria Base abre sua nova sede com a mostra “Samico e Suassuna – Lunário Perpétuo”, com xilogravuras e iluminogravuras de Gilvan Samico e Ariano Suassuna, neste sábado (26), às 11h. O agendamento prévio para as visitas deve ser feito pelo email contato@galeriabase.com.br.

*

O Memorial da América Latina realiza na segunda (28), a partir das 19h, o painel de abertura da Cátedra Unesco para Integração da América Latina 2020. Participarão do evento o presidente do Memorial, Jorge Damião, a secretária de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Patrícia Ellen, a diretora do Centro Brasileiro de Estudos da América, Luciana Latarini Ginezi, a professora da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP Luciana Carvalho e a professora da Unicamp Ana Carolina Maciel. Mais informações e inscrições podem ser encontradas neste link.

*

As editoras Modernas e Salamandra realizam o Festival Literatura 21, que debaterá habilidades socioemocionais a partir das histórias infantis. O evento digital, que ocorre entre os dias 28 e 30 de setembro, terá a participação dos escritores Pedro Bandeira, Ilan Brenman, Lenice Bueno, Lúcia Hiratsuka, Cristiana Rocca, Yolanda Reyes, Telma Pantano, César Obeid, Maria José Nóbrega, Eva Furnari, Benii Davies, Odilon Moraes e Alexandre Rampazo. O festival poderá ser acompanhado neste endereço.

*

O presidente da Anab (Associação Nacional das Administradoras de Benefícios), Alessandro Acayaba de Toledo, será entrevistado por Edmilson Caparelli, presidente do Grupo Mídia, para a série "Uma Década de Influência", na segunda (28), às 11h. A conversa será transmitida no canal no YouTube do grupo Mídia.

*

O reitor da Universidade Zumbi dos Palmares e líder do Movimento AR, José Vicente, participa da live "Negros e empresas: o novo cenário", com a empresária Luiza Helena Trajano, presidente do conselho de administração do Magazine Luiza, na segunda (28), às 17h. O encontro online será transmitido pelo canal TV Zumbi, no YouTube.

*

As advogadas Nádia Mikos e Marcelise Azevedo, a presidente Comissão Nacional Advocacia (CFOAB), Amanda Magalhães, e a vice-presidente da Comissão de Direitos e Prerrogativas da OAB-SP, Ana Carolina Moreira, participam do debate "Diálogos sobre prerrogativas da mulher advogada: assédio moral no exercício da profissão", na segunda (28), às 19h. A live será transmitida no canal do YouTube da OAB Nacional.

*

A atriz, diretora e produtora Christiane Tricerri ministra o curso online "Da palavra à fala: você segura um texto?". Serão quatro aulas de 28 de setembro a 1º de outubro, das 17h às 18h30. As informações sobre o curso podem ser encontradas neste endereço.​

*

O urbanista e fundador do Cidades.co, Marcelo Rebelo, lança o "Retomada da Cidade", programa de aceleração e capacitação de lideranças comunitárias para a transformação de espaços públicos na cidade de São Paulo. A ideia é iniciar a preparação para que as áreas públicas da capital recebam melhorias assim que a pandemia passar. As informações e inscrições podem ser adquiridas neste endereço.

*

O 5º Santos Film Fest – Festival Internacional de Cinema de Santos será totalmente online. O evento, gratuito, exibirá 67 filmes na plataforma Videocamp, entre 29 de setembro e 6 de outubro.

*

A atriz Leandra Leal e o cineasta João Moreira Salles participam de debate sobre o documentário "Fico te Devendo uma Carta sobre o Brasil", de Carol Benjamin, no 25º É Tudo Verdade. Além deles, que são coprodutores da obra, participam da conversa a diretora e a montadora Marília ​Moraes. O bate-papo será no dia 3 de outubro, às 17h.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.