Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

PSOL quer sustar leilão para explorar petróleo perto de Fernando de Noronha

Projeto do deputado David Miranda visa impedir venda de áreas sensíveis à biodiversidade

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A bancada do PSOL na Câmara assina um projeto para sustar o leilão de áreas para a exploração de petróleo em regiões como a bacia de Potiguar, próxima ao parque nacional marinho Fernando de Noronha. O texto questiona a oferta, pelo governo federal, de áreas sensíveis à preservação da biodiversidade marinha.

“A exploração de petróleo e gás sempre representa danos irreversíveis ao meio ambiente da região", afirma o deputado David Miranda, autor do projeto. "Em Fernando de Noronha, além do Parque Nacional Marinho, há, nas proximidades, outras áreas de proteção ambiental, o que torna o local um paraíso ecológico. Essa medida da ANP é também um ataque aos princípios ambientais definidos na nossa Constituição Federal. Precisamos sustar esse ato", segue o deputado.

Na semana passada, a Agência Nacional de Petróleo (ANP) fez uma audiência pública da 17ª rodada de licitações de blocos para exploração e produção de petróleo e gás natural. O leilão deve ocorrer em outubro.

Organizações ambientalistas ameaçam questionar na Justiça a oferta dessas áreas petrolíferas em locais de importância ambiental. As entidades criticam que as regiões não têm avaliação ambiental integrada e que sua inclusão na lista de oferta do leilão ignora recomendações do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis) e do ICMBio.

Também questionam o leilão de blocos nas bacias de Potiguar e de Pelotas. Nos dois casos, dizem, a atividade de petróleo gera riscos para espécies ameaçadas de extinção, como baleias e tartarugas.

Alegam ainda que, no Rio Grande do Norte, os blocos oferecidos ficam perto da Reserva Biológica do Atol das Rocas e do Parque Nacional Fernando de Noronha e que tanto a atividade exploratória quanto eventuais derrames podem trazer danos irreparáveis.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.