Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Coronavírus

Depois de dobrar, número de internados em UTI atinge platô, mas segue alto

Informação é celebrada por técnicos, que creditam estabilização a medidas restritivas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A curva de novos casos de pacientes com Covid-19 internados em UTIs no estado de São Paulo se estabilizou nesta semana, dando sinais de que pode ter atingido um platô.

Os dados animaram os técnicos que analisam os dados, já que o número de pacientes em UTIs tinha dobrado, de 6.256 em 19 de fevereiro para 12.983 no dia 27 de março —o ritmo chegou a 3,3% de aumento de novos casos por dia.

A situação ainda é considerada alarmante, apesar da estabilização. Mas há o alívio de que parou de piorar, o que é creditado às medidas restritivas rigorosas adotadas pelo governo de SP.

A partir do último sábado (27), os números começaram a se estabilizar. E a velocidade de entrada de novos pacientes desacelerou, para 0,5% por dia. Ou seja, o número de internações ainda sobe, mas num ritmo mais lento.

O fato foi constatado a partir do domingo (28), quando houve queda de 0,38% no número de internados (12.933). Foi a primeira desde fevereiro.

De domingo para segunda (29), houve alta de apenas 0,15%. De segunda para terça (30), os novos casos subiram 0,39%. De terça para quarta (31), ocorreu redução de 0,32%.

De quarta para quinta (1º), voltou a haver crescimento, mas de apenas de 0,48% (passando de 12.961 para 13.023 casos registrados no primeiro dia deste mês. Nas últimas 24 horas, o número de internações em UTIs chegou a 13.134.

O estado atualmente registra ocupação de 92,2% de suas UTIs.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.