Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Coronavírus

Governo de SP deve flexibilizar regras do comércio, mas manter estado no vermelho

Restaurantes e bares podem seguir fechados; decisão final será tomada no começo da tarde desta sexta (16)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O governo de São Paulo deve anunciar nesta sexta (16) novas regras de funcionamento da economia dentro do plano de combate à Covid-19.

Depois de diversas reuniões e da análise dos números de novos casos da doença, de internações e de óbitos, a tendência é anunciar a flexibilização em algumas áreas, permitindo, por exemplo, a reabertura do comércio em algumas regiões —mas ainda com restrições de horários.

Já bares e restaurantes podem seguir fechados por mais uma semana, pelo menos.

A ideia é manter o estado ainda no vermelho, o que significa que seguirá valendo o toque de recolher das 20h às 5h e a orientação para que as pessoas sigam em teletrabalho em atividades em que isso é possível.

O martelo ainda não foi batido e uma nova reunião será realizada antes da entrevista coletiva, às 12h45, em que o vice-governador, Rodrigo Garcia (DEM-SP), vai anunciar as novas medidas.

A situação da epidemia do novo coronavírus ainda é grave no estado, mas tem mostrado melhoras depois das medidas mais drásticas de isolamento social baixadas pelo governo.

A taxa de ocupação das UTIs, por exemplo, seguem em ritmo de queda.

Na quarta (14), 85,3% das UTIs do estado dedicadas ao tratamento de pacientes com Covid-19 estavam ocupadas. Na quarta passada (7), o percentual chegava a 88,3%. Há 15 dias, a situação era ainda mais dramática e a taxa de ocupação batia nos 92,2%.

Com a ligeira melhora em alguns índices, a pressão pela reabertura econônica vem crescendo.

O consórcio de cidades do Grande ABC, por exemplo, enviou uma carta a Doria na quinta (15) pedindo que a região passasse à fase laranja, em que o comércio poderia ser reaberto com restrições de horário–mas restaurantes e bares ainda não.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.