Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Folhajus

'Ele não vai me frustrar', diz Marco Aurélio sobre demora de Fux em votar suspeição de Moro

Magistrado se aposenta em julho e aguarda que presidente do STF paute o tema antes disso

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O ministro Marco Aurélio Mello, do STF (Supremo Tribunal Federal), diz estar seguro de que o presidente da Corte, Luiz Fux, vai pautar a suspeição de Sergio Moro para que o julgamento seja finalizado antes de ele se aposentar, no dia 5 de julho. “Eu tenho certeza. Ele não vai me frustrar”, diz o magistrado.

INTERVALO 

O julgamento começou em abril. Sete ministros já votaram pela suspeição do ex-juiz no caso do tríplex de Lula, contra dois que foram contrários. Marco Aurélio pediu vista para ter mais tempo de analisar o assunto. No dia 29 de abril, ele devolveu o processo. Passados mais de 30 dias, Fux ainda não pautou o tema.

CERTEZA 

“Eu tenho certeza de que ele [Fux] retomará o julgamento e que meu trabalho não será em vão”, segue Marco Aurélio. Há um temor entre advogados ligados a Lula de que Fux adie a conclusão do julgamento para depois da aposentadoria de Marco Aurélio, deixando a situação indefinida e impedindo que os processos contra o petista sejam anulados por causa da parcialidade de Moro.

CALENDAS  

Sem a finalização do julgamento, juízes do Distrito Federal, que analisam os casos, podem inclusive condenar Lula, mesmo que o placar pela suspeição de Moro já seja amplamente favorável a ele.

QUARENTENA

com BRUNO B. SORAGGI, BIANKA VIEIRA e VICTORIA AZEVEDO

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.