Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Folhajus

Fachin é cobrado por homologar delação de Sérgio Cabral que cita Toffoli

Ministros do STF afirmaram ao colega que é preciso rigor redobrado na análise de acordos de colaboração

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O pedido de autorização feito pela Polícia Federal ao Supremo Tribunal Federal (STF) para investigar o ministro Dias Toffoli gerou questionamentos internos ao ministro Edson Fachin. Ele promulgou a delação do ex-governador Sérgio Cabral, com base na qual a PF quer investigar Toffoli.

CUIDADO

Ministros disseram a Fachin que ele deveria escrutinar melhor as delações. A de Cabral, feita pela PF, é contestada pela Procuradoria-Geral da República e criticada por procuradores do Rio.

CUIDADO 2

Outros magistrados lembraram, em conversa antes do início da sessão de quinta (13), que receberam reiteradas informações em anos recentes de que delatores eram pressionados por investigadores a citar magistrados de tribunais superiores em suas delações. Foi lembrado também que Sérgio Cabral já foi condenado a mais de 300 anos de prisão.

COMO SEMPRE

Fachin afirmou que delações são sempre feitas por criminosos. Ministros da Corte responderam que, por isso mesmo, a checagem sobre o que eles falam deve ser rigorosa.

FAVOR

O pedido da PF ao STF foi revelado pela coluna Painel. Cabral disse em sua delação que Toffoli recebeu R$ 4 milhões para favorecer dois prefeitos fluminenses em processos no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Em nota divulgada pelo STF, Toffoli nega ter recebido qualquer recurso. Na conversa dos ministros, ele disse aos colegas que as decisões dos casos citados foram endossadas por outros magistrados do TSE —uma delas, por unanimidade.

QUARENTENA

com BRUNO B. SORAGGI, BIANKA VIEIRA e VICTORIA AZEVEDO

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.