Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Folhajus

Ministério Público do Trabalho cobra multa de R$ 6 mi da Prefeitura do Rio por falta de segurança a profissionais de saúde

Município se comprometeu a melhorar condições de trabalho em oito hospitais durante epidemia

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O Ministério Público do Trabalho do RJ (MPT-RJ) denunciou a Prefeitura do Rio cobrando multa de R$ 6 milhões. O órgão aponta descumprimento de acordo judicial no qual o município se comprometeu a fornecer melhores condições de trabalho a profissionais de hospitais públicos na epidemia de Covid-19.

JALECO 

O acordo celebrado contemplava os hospitais Lourenço Jorge, Miguel Couto, Salgado Filho, Souza Aguiar, Evandro Freire, Rocha Faria, Albert Schweitzer e Pedro 2º.

PRECAUÇÃO 

Em 2020, o MPT-RJ ajuizou ação civil pública para que o o governo municipal carioca desenvolvesse e implementasse planos de contingência, fornecesse equipamentos de proteção individual (EPIs) e adotasse medidas que evitassem ou amenizassem a exposição dos trabalhadores da saúde ao coronavírus.

DE OLHO 

Contudo, a procuradoria verificou o descumprimento de diversas cláusulas por meio de relatórios elaborados por conselhos de medicina e de enfermagem.

OLHO 2 

Entre os problemas encontrados estão insuficiência de EPIs, déficit de profissionais nessas unidades de saúde e a retaliação, com abertura de processo disciplinar, contra um profissional que divulgou vídeo em rede social apontando problemas com a máscara que lhe foi fornecida.

EM JUÍZO 

Procurada, a Prefeitura do Rio afirmou que responderá aos questionamentos nos autos do processo.

QUARENTENA

com BRUNO B. SORAGGI, BIANKA VIEIRA e VICTORIA AZEVEDO

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.