Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu petrobras congresso nacional

Senado vai analisar projeto que altera política de preços da Petrobras

Casa aumenta pressão sobre o presidente da estatal, que é alvo de um requerimento de convocação

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A Comissão de Assuntos Econômicos do Senado, presidida por Otto Alencar (PSD-BA), deve pautar nos próximos dias um projeto que propõe a alteração da política de preços da Petrobras para a venda de gasolina, diesel e gás liquefeito de petróleo.

Fachada da sede da Petrobras no Rio de Janeiro - Mauro Pimental - 9.mar.20/AFP

MATEMÁTICA

Atualmente, a estatal utiliza a política de paridade internacional para precificar os combustíveis no Brasil. Uma proposição do senador Rogério Carvalho (PT-SE), por sua vez, pede que ela ocorra com base em cotações médias do mercado internacional, custos internos de produção e custos de importação.

LIMITES

"Outra inovação introduzida pelo projeto é a adoção de bandas de preços, que evitariam variações abruptas, limitando os repasses dentro de determinado período. O mecanismo seria regulamentado por ato do Poder Executivo e consistiria da definição de limites para a variação dos preços em determinado período", afirma Carvalho.

COMBINADO

O envio do projeto de lei para a Comissão de Assuntos Econômicos foi acertado nesta quarta (3) com o presidente da Casa, Rodrigo Pacheco (PSD-MG). Ele aumenta a pressão do Senado sobre o presidente da Petrobras, Joaquim Silva e Luna, que é alvo de um requerimento de convocação para explicar a composição dos preços —a petição deve ser pautada por Otto Alencar na próxima terça-feira (9).

CÂMBIO

"Não há como a Petrobras estar exportando petróleo cru lá para fora e o povo pagar em dólar", afirma Otto Alencar. "Você paga funcionários em real, você paga custeio em real, transporte em real, energia em real. Por que tem que botar o preço de paridade internacional em dólar? Alguma coisa está errada nisso", segue o presidente da comissão.

FAMOSOS NAS REDES

​com LÍGIA MESQUITA, VICTORIA AZEVEDO, BIANKA VIEIRA e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.