Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Natal

Vereador retira moção de repúdio contra Papai Noel gay da Noruega

Parlamentar de Ribeirão Preto (SP) diz que quer se redimir com pessoas que se sentiram ofendidas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O vereador de Ribeirão Preto (SP) André Rodini (Novo) retirou nesta quinta-feira (2) sua proposta de moção de repúdio contra o serviço de correios da Noruega por circular uma propaganda em que apresentava um Papai Noel homossexual.

Cena da propaganda "When Harry met Santa", da empresa Posten - Posten no YouTube/Reprodução

A peça publicitária celebra os 50 anos do fim da lei que proibia relações homoafetivas no país por meio da história de um homem de meia idade que recebe visitas anuais do bom velhinho —e com quem passa a se relacionar a cada Natal (veja o vídeo abaixo).

A moção de repúdio, aprovada nesta semana, gerou fortes reações nas redes sociais.

"A proporção que isso tomou foi fruto de um mal-entendido multiplicado em todas as formas. A moção se referia à sexualização do Papai Noel e do fim da inocência do personagem", afirmou o vereador André Rodini durante discurso no plenário da Câmara Municipal de Ribeirão Preto.

"O Papai Noel não é nem homem nem mulher nem nada, ele é um espírito, ele representa o espírito natalino", seguiu. A proposição do vereador do Novo também se estendeu ao site g1, que publicou notícia sobre a propaganda.

O parlamentar de Ribeirão Preto destacou nesta quinta que se referia apenas "à sexualização das crianças" e disse que foi alvo de ataques por causa da moção.

"Quero me redimir com as pessoas que se sentiram ofendidas com a minha posição, quero me redimir com os colegas que passaram por uma saia justa tendo que votar o que não queriam votar", afirmou Rodini na tribuna da Casa.

"E, principalmente, à minha família, que foi covardemente atacada pelas pessoas mal-intencionadas, que querem fazer o jogo sujo da política. Agradeço a todos os presentes que me apoiaram, à minha família e, acima de tudo, a Deus", finalizou.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.