Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Eleições 2022

Globo diz não ver apoio a Lula em gritos de '13' no programa de Mion

Coro de participantes com número do PT nas urnas foi difundido nas redes como manifestação política

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A TV Globo informou que não vê como manifestação de apoio ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), pré-candidato ao Planalto, os gritos com o número 13 entoados por convidados durante um quadro do programa "Caldeirão", apresentado por Marcos Mion, no sábado (15).

O coro, puxado pela atriz Ana Hikari, viralizou nas redes sociais como gesto de apoio ao petista e chegou a ser compartilhado em perfis ligados ao partido.

Na atração, os participantes de um dos times torciam para que o número 13 saísse e ganhassem pontos em um jogo, mas, ao notarem a coincidência, embutiram o viés político.

Participantes do Caldeirão pulam e gritam '13', número de urna do presidenciável Lula, no programa exibido no sábado (15)
Participantes do Caldeirão durante o coro com gritos 'é 13' no programa exibido no sábado (15) - Reprodução TV Globo

"Temos regras que impedem manifestações de apoio a partidos e candidaturas em nossos programas, mas acreditamos que isso não aconteceu no caso mencionado pela coluna", afirmou o setor de comunicação da Globo, via nota, em resposta sobre o assunto.

A emissora afirmou ainda que, "ao fim do jogo ‘Tem ou Não Tem’, do 'Caldeirão', um dos times começou a torcer pelo número de pontos que representaria a vitória no resultado final do placar. O número em questão era o 13, como poderia ter sido qualquer outro, e a equipe torceu como já aconteceu tantas vezes, em outras edições do mesmo jogo".

Depois da exibição na TV, contudo, Ana Hikari e outros envolvidos na cena, como os ex-participantes do "Big Brother Brasil" Gil do Vigor —que já fez elogios a Lula— e João Luiz Pedrosa replicaram o vídeo em redes sociais confirmando ter havido apoio implícito ao ex-presidente no pleito de outubro.

A atriz, conhecida por "Malhação" e atualmente na novela "Quanto Mais Vida Melhor", deu respostas em tom de aprovação a seguidores que associaram a iniciativa à pré-campanha do petista. Ela foi a primeira a gritar, com empolgação, a expressão "é 13", quando ouviu a explicação de Mion sobre o game.

Os convidados também pularam e dançaram no palco enquanto gritavam. O apresentador se juntou ao grupo no fim da comemoração.

"Eu só lembro de olhar pra cara do @GilDoVigor e do @joaoluizpedrosa e ver eles arregalarem o olho quando comecei a falar É 13. Quando vi a gente já tava tudo pulando e gritando É 13 BRASIL TREZE TREZE TREZE kkkkkkkkk", escreveu Ana em seu perfil.

João Luiz respondeu: "O sentimento de que: aí não entendi sozinho kkkkkkkkkkkkkkkk".​ Em outra postagem, a atriz brincou: "Eu vou usar esse vídeo até outubro!!!". Ela compartilhou também uma montagem dela e de outras atrizes da emissora ao lado de Lula e com broches do PT.

As postagens geraram uma onda de mensagens estimulando o gesto, mas também críticas, sobretudo de simpatizantes do presidente Jair Bolsonaro (PL), que é adversário de petista e detrator da Globo.

JOELMIR TAVARES (interino), com LÍGIA MESQUITA, BIANKA VIEIRA e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.