Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Plataforma educacional criada por governo paulista é citada em publicações da Unesco

Projeto da Secretaria Estadual da Educação (Seduc-SP) surgiu para auxiliar estudantes e professores durante a pandemia

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A Plataforma de Atividades e Avaliação Formativa de São Paulo, criada pela Secretaria Estadual da Educação (Seduc-SP) para auxiliar estudantes, professores e gestores durante a pandemia, foi citada em duas publicações internacionais da Unesco.

A iniciativa está listada no livro "Learning to Build Back Better Futures For Education: Lessons From Educational Innovation During the Covid-19 Pandemic", coordenado pelo professor Fernando Reimers, da Universidade de Harvard, e pelo pesquisador Renato Opertti, da Unesco.

Sala de aula na escola estadual Eliza Rachel Macedo de Souza, na zona leste da capital
Sala de aula na escola estadual Eliza Rachel Macedo de Souza, na zona leste da capital - Zanone Fraissat -18.out.2021/Folhapress

Na obra são apresentados projetos de educação desenvolvidos por diferentes países para superar as dificuldades do ensino durante a pandemia, quando as aulas presenciais foram suspensas.

A plataforma educacional adotada em São Paulo foi viabilizada em uma parceria da Seduc-SP com a Fundação Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (Caed), da Universidade de Juiz de Fora (UFJF).

Pesquisador do Caed, Carlos Palacios é um dos autores do capítulo que fala sobre a iniciativa paulista. "O objetivo [da plataforma] foi acompanhar a aprendizagem dos alunos e reforçar o desenvolvimento de habilidades essenciais em um momento atípico de ensino remoto", diz ele.

O projeto do governo paulista é abordado ainda no livro "Diálogos por un Nuevo Contrato Social para la Educacion", também coordenado pelo professor Fernando Reimers, e que reúne reflexões sobre o futuro da educação.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.