Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Folhajus

Tribunal confirma exclusão de Regina Duarte de ação por apologia da tortura

Filha de José Jobim, morto pelo regime militar, cobrava da atriz R$ 70 mil de danos morais

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A 8ª Turma Especializada do TRF-2 (Tribunal Regional Federal da 2ª Região) confirmou a exclusão da atriz e ex-secretária de Cultura Regina Duarte de ação de reparação por danos morais movida pela filha de José Jobim, diplomata morto pelo regime militar. A União segue como ré no caso.

O processo foi ajuizado pela jornalista e advogada Lygia Jobim após Duarte afirmar, em entrevista à CNN Brasil, que "sempre houve tortura", e que discutir os casos de violência nos governos militares seria "olhar para trás". A autora pedia R$ 70 mil de indenização da ex-secretária e da União, além da obrigação de retratação pública.

Regina Duarte em entrevista ao jornalista Daniel Adjuto para o programa CNN 360
A atriz e ex-secretária Regina Duarte em entrevista ao jornalista Daniel Adjuto para o programa CNN 360 - Reprodução/CNN Brasil

Em julho de 2020, a juíza federal Maria Carvalho retirou a atriz do polo passivo por entender que, segundo a Constituição Federal, a ação por danos causados por agente público deve ser ajuizada contra o Estado. A decisão foi confirmada pelos desembargadores da 8ª Turma em sessão do dia 23 de março deste ano.

Advogado de Jobim, Carlos Nicodemos diz à Folha que recebeu a decisão de forma consternada: "A fala da Regina Duarte traduz um pensamento individual, de foro íntimo, não vinculado às atribuições que ela tinha na condição de secretária".

Ele afirma que tentará reverter a decisão durante o curso do processo na primeira instância, buscando convencer o juiz de sua tese por meio da oitiva de testemunhas e provas documentais.

Nicodemos diz, ainda, que comunicará o caso à relatoria da ONU (Organização das Nações Unidas) de Memória, Verdade e Justiça.

GALA

A presidente e o vice-presidente da OAB-SP, Patricia Vanzolini e Leonardo Sica, participaram da cerimônia solene de posse da nova diretoria da entidade, realizada na noite de segunda (11), no Theatro Municipal de São Paulo. O presidente nacional da OAB, José Alberto Simonetti, e o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), estiverem presentes no evento. ​

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS, MANOELLA SMITH e ANA LUIZA ALBUQUERQUE

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.