Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu indígenas

Funai regulariza cem pistas de pouso na Amazônia Legal

Em 2021, Anac aprovou uma norma que liberou pousos e decolagens em locais não cadastrados na região

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A Fundação Nacional do Índio (Funai) regularizou cem pistas de pousos e decolagens de aviões para atendimento da população indígena e de comunidades isoladas na Amazônia Legal.

Isso foi possível pois, em junho do ano passado, a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) aprovou uma norma que liberou pousos e decolagens em locais não cadastrados na região, ou seja, pistas que ainda não eram registradas pelo órgão regulador.

Imagem aérea da floresta amazônica, na região da bacia do Rio Tapajós, no estado do Pará
Imagem aérea da floresta amazônica, na região da bacia do Rio Tapajós, no estado do Pará - Pedro Ladeira/Folhapress

O objetivo era facilitar o atendimento humanitário e o transporte de medicamentos e vacinas em áreas de acesso restrito a vias terrestre e fluvial no período da pandemia.

As normas seriam revogadas na próxima segunda-feira (22), mas uma portaria publicada pela Anac no Diário Oficial desta sexta-feira (20) extinguiu o prazo.

A agência afirma, em nota, "que os benefícios levados à população indígena e aos moradores de comunidades isoladas, com vistas a promover o fomento regional, a integração social, o atendimento humanitário, o acesso à saúde e o apoio a operações de segurança precisam ser mantidos".

Na avaliação da Funai e da Anac, as pistas, utilizadas de forma emergencial na crise sanitária, deveriam portanto ser regularizadas.

As operações devem ser exclusivamente para atendimento de comunidades isoladas, e feitas somente por empresas de transporte aéreo certificadas pela Anac. Apenas aviões de até 19 assentos ou helicópteros podem pousar na região.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.