Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Carta de nipo-brasileiros em apoio a Lula ultrapassa 2.000 assinaturas

Texto foi reescrito 20 vezes para definir tom do manifesto; documento desencadeou reação contrária de parte da comunidade

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A comunidade nipo-brasileira lançou nesta quarta-feira (19) uma carta aberta em apoio à candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no segundo turno das eleições deste ano. O documento já soma 2.300 assinaturas.

Fotografia colorida mostra o ex-presidente e candidato à presidência, Lula durante discurso. Ele é um homem branco com cabelo grisalho e fala no microfone com o braço direito levantado.
Ex-presidente Lula durante evento da campanha presidencial; é falso que PT convocou manifestação no Recife - Miguel Schincariol - 17.out.2022/AFP

O manifesto afirma que Jair Bolsonaro (PL) "não honra a democracia brasileira, comprometendo o presente e o futuro da nação" e "vulnerabiliza as minorias". E segue: "Os valores e princípios éticos, que herdamos de nossos antepassados, não condizem com a postura ameaçadora à democracia brasileira do atual presidente da República".

Entre os signatários estão o arquiteto Rodrigo Ohtake, a atriz Ana Hikari, o ex-secretário de Administração Penitenciária de São Paulo Nagashi Furukawa, a cineasta Olga Futemma, a assistente social Wilma Kiyoko Vieira da Motta, viúva do ex-ministro das Comunicações Sérgio Motta, e o ex-presidente do Instituto Lula Paulo Okamotto.

Antes de ser aberta para colher assinaturas online, a carta foi apoiada por 600 pessoas da comunidade nipo-brasileira de todo o país. Segundo um dos articuladores do movimento, o texto teve que ser reescrito 20 vezes para para que os autores chegassem a um ponto de acordo sobre o tom.

O manifesto, porém, causou uma espécie de "contra-ataque" por parte da comunidade de descendência japonesa. Os vereadores de São Paulo Aurélio Nomura (PSDB) e George Hato (MDB), além do ex-deputado federal Walter Ihoshi, fizeram uma carta em apoio a Bolsonaro, criticando o manifesto.

"Em respeito a nós mesmos e aos nossos antepassados não podemos compactuar com um candidato que liderou um grupo que fez o maior desvio de dinheiro público de todos os tempos, promoveu uma verdadeira pilhagem nos cofres da Petrobras, [...] e agora tenta voltar ao poder", afirma o documento.

Segundo eles, a candidatura do petista é "uma afronta aos brasileiros e um escárnio para todos nós, pessoas de bem".

PERGUNTA

O empresário Abilio Diniz compareceu ao lançamento do livro "Você Aguenta Ser Feliz?", escrito pelo psiquiatra Arthur Guerra e pelo publicitário Nizan Guanaes. O evento foi realizado na Livraria da Travessa do Shopping Iguatemi, em São Paulo, na noite de terça-feira (18). A médica e artista plástica Fabiana Kallás e seu marido, o médico infectologista Esper Kallás, estiveram lá.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.